Novos prefeitos são eleitos em Antônio Dias, Conceição do Rio Verde (MG) e Itacajá (TO)

Eleições para os cargos de prefeito e vice-prefeito ocorreram neste domingo (3) nos três municípios

Urna eletrônica votação

As cidades mineiras de Antônio Dias e Conceição do Rio Verde e Itacajá, no Tocantins, escolheram neste domingo (3) novos prefeitos e vice-prefeitos. As eleições de 2016 para os cargos foram anuladas pela Justiça Eleitoral nesses municípios porque o candidato que recebeu a maioria dos votos válidos teve o registro de candidatura indeferido. Confira abaixo os eleitos.

Minas Gerais

Em Antônio Dias, foi eleito o candidato Benedito de Assis Lima  (PSDB), o Ditinho, vice Elcio de Almeida Ataíde (PMDB), pela Coligação “Trabalho e Família” (PSDB/ PMDB/ PR/ PHS/ PV), com 2.960 votos (45,46%). 

Em Conceição do Rio Verde, venceu Pedro Paulo (PR), o Pedro da Ju, vice Cristiano Henrique Custódio (PMDB), pela Coligação “Conceição Não Pode Parar” (PR/PMDB), com 3.911 votos. 

A totalização dos votos foi encerrada às 18h22 em Conceição do Rio Verde e às 20h45 em Antônio Dias.  As eleições suplementares correram de forma tranquila nas duas cidades, sem ocorrências policiais ou outros acontecimentos que pudessem comprometer a normalidade dos trabalhos. Em Conceição do Rio Verde, houve a substituição de uma urna por outra urna eletrônica. 

Em Antônio Dias, votaram 8.924 eleitores (76,71% do eleitorado). Foram 90 votos em branco (1,31%)  e 245 votos nulos (3,58%). Em Conceição do Rio Verde, foram 8.054 eleitores (78,08% do eleitorado), que compareceram às urnas. Foram 138 votos em branco (1,71%) e 275 votos nulos (3,41%). 

Os dois candidatos eleitos tiveram seus registros deferidos pela Justiça Eleitoral. Os juízes eleitorais de cada município têm até o dia 22 de dezembro para diplomar os eleitos. A partir da diplomação, os candidatos podem tomar posse. 

Os eleitores de Antônio Dias e Conceição do Rio Verde que não compareceram às urnas neste domingo têm até 1º de fevereiro de 2018 – 60 dias após as eleições – para justificarem sua ausência. A justificativa deve ser feita, preferencialmente, nos cartórios eleitorais dos municípios (confira a documentação necessária).

Tocantins

O candidato a prefeito Cleoman Correia Costa e o vice-prefeito Clodoaldo Pereira do Nascimento, pela Coligação Humildade e Responsabilidade (SD e PR), foram eleitos em Itacajá (TO) com 2.545 votos, o equivalente a 52,90% dos votos válidos, nas eleições do município deste domingo (3).

A apuração das urnas foi encerrada às 17h35, sendo registrados apenas 25 votos brancos e 75 nulos, representando respectivamente 0,51% e 1,51% do total do eleitorado.  De acordo com o calendário Eleitoral, os candidatos eleitos devem ser diplomados em até 15 dias, passando antes pela prestação de contas.

Dos 5.410 eleitores do município, 91,21% compareceram às seções de votação, tendo uma abstenção de 8,795 eleitores. Segundo a chefe de Cartório, Magna Regina Olimpo, as eleições ocorreram sem nenhuma intercorrência grave, “com destaque para as eleições limpas, sem sujeita de santinhos nas ruas e nas portas das seções eleitorais”.

O pleito também registrou a participação efetiva dos eleitores indígenas. Ao todo, no município de Itacajá 719 eleitores indígenas de 16 aldeias estavam aptos a votar, distribuídos em três seções instaladas dentro das aldeias Santa Cruz e Manoel Alves Pequeno.

Foram disponibilizadas duas tendas para concentração dos indígenas que eram transportados para as seções. A ação foi destacada pelo juiz eleitoral Marcelo Rostirolla. “As estruturas impediram assim, a compra de voto, pois os carros que realizavam o transporte foram orientados a pararem apenas nesses locais facilitando a fiscalização”, disse.

Todos os eleitores votaram por meio da identificação biométrica. O coordenador de sistemas eleitorais e logística do TRE-TO, Fernando Mendonça, ressaltou que os eleitores indígenas receberam positivamente a atuação das forças de segurança, que contou com o apoio da Policia Federal, Militar e Civil, “o que garantiu a tranquilidade do pleito nas seções de votação das aldeias indígenas”, destacou.

EM, com informações das Assessorias de Comunicação Social do TRE-MG e do TRE-TO

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido