Presidente do TSE participa de reunião do Coptrel no Rio de Janeiro

Na ocasião, Gilmar Mendes fez um balanço de sua gestão à frente da Corte Eleitoral

Reunião do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) - Coptrel - no Rio d...

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, participou, na manhã desta sexta-feira (15), da reunião do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), realizado no Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE) no Rio de Janeiro (RJ).

O evento, que marcou a eleição da gestão do Coptrel para o biênio 2018/2019, foi também uma oportunidade para o presidente da Corte Eleitoral apresentar aos desembargadores dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) um balanço de sua gestão, que se encerra em 6 de fevereiro do ano que vem.

Ao apresentar as suas realizações à frente do Tribunal, como a condução das eleições municipais de 2016, a expansão do recadastramento biométrico dos eleitores, a celebração de vários acordos que permitiram uma melhor fiscalização dos recursos usados nas campanhas eleitorais e a nacionalização de inovações como os aplicativos e-Título e Pardal, Gilmar Mendes citou os muitos desafios que a sua gestão enfrentou nos anos em que o país enfrenta uma das mais delicadas fases de sua vida política. “Os nossos desafios têm sido muitos e constantes, e a atuação conjunta das diversas instâncias da Justiça Eleitoral é que tem nos possibilitado alcançar sucesso em tantos projetos a que nos propusemos desenvolver”, disse.

Nova gestão

O Coptrel passará a contar, a partir de janeiro de 2018, com uma nova gestão. Os 27 membros elegeram, na reunião desta sexta-feira (15), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Márcio Vidal, para presidir o órgão pelos próximos dois anos, tendo como vice a presidente do TRE do Acre, desembargadora Regina Ferrari Longuini, e como secretário o presidente do TRE do Rio de Janeiro, desembargador Carlos Eduardo Fonseca Passos.

A atual gestão, que tem à frente o desembargador Mário Devienne Ferraz, presidente do TRE de São Paulo, sendo vice a desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) Jacqueline Lima Montenegro, e secretário o presidente do TRE do Paraná, desembargador Adalberto Xisto Pereira, deu posse imediatamente aos seus sucessores. O desembargador Márcio Vidal, no entanto, pediu que o desembargador Mário Ferraz levasse a termo a reunião.

Em sua fala, Márcio Vidal apresentou três pontos que ele trará ao debate do colegiado na sua gestão. O primeiro é uma proposta de um novo Código Eleitoral, que substitua a lei de 1965 que ainda é vigente e que, na sua opinião, não mais consegue atender às eleições modernas.

O segundo ponto é ampliar o trabalho das Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs) e o terceiro é estabelecer, na grade da programação da TV Justiça, um programa direcionado à Justiça Eleitoral, como um canal que a aproxime dos cidadãos.

RG/RC

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido