Tribunais Superiores plantam árvores em parque para melhorar qualidade ambiental e de vida

Ministro Gilmar Mendes do TSE e ministros do STJ, TST e OAB participam, do replantio de árvores ...

Melhorar a qualidade de vida dos servidores, colaboradores e de todos os moradores de Brasília, manter e priorizar a restauração florestal, a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável do Parque Bosque dos Tribunais. Com esses objetivos, presidentes dos Tribunais Superiores, localizados nesta região da Capital Federal, participaram, na manhã desta quarta-feira (8), de plantio de árvores nativas do bioma Cerrado.

 

 

Para o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, é preciso incentivar a cultura de conservação e da utilização de meios sustentáveis nas instituições a fim de garantir que não faltem água nem recursos fundamentais à vida.

De acordo com o presidente do TSE, é fundamental  ter a consciência de que preservar o meio ambiente é uma necessidade e, acima de tudo, uma responsabilidade de todos. “A mudança de pequenas atitudes ajuda a evitar grandes desperdícios e a minimizar impacto destrutivo à natureza, contribuindo para a consolidação de um processo de desenvolvimento sustentável”, disse o ministro Gilmar Mendes.

A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz, lembrou que a iniciativa nasceu em 2008, com o projeto “Abrace um Parque”. Desde então, o STJ vem reunindo esforços para que as áreas degradadas sejam recompostas, dados os inúmeros benefícios que trazem não só para quem trabalha nesta área, mas também para toda a população do Distrito Federal.

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho, também enfatizou a importância do replantio e entregou aos demais presidentes a medalha e o livro comemorativo dos 70 anos do TST.

Rodrigo Rollemberg, governador do Distrito Federal, enfatizou que o replantio é uma forma de proporcionar mais qualidade de vida e oferecer aos brasilienses o direito ampliado à cidade por meio de um espaço agradável, confortável, que pode ser utilizado, inclusive, para entretenimento.

Além do GDF, o plantio conta com a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil – secção Distrito Federal. Daniela Teixeira, vice-presidente da instituição, ressaltou que a OAB tem o compromisso de plantar duas árvores a cada evento que a Ordem realizada, o que contabiliza, em média, 80 árvores por mês.

Mais melhorias

Todos os presidentes agradeceram ao governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, à Novacap e à OAB/DF pela parceria no replantio.

A presidente do STJ ressaltou, no entanto, que a área comum aos Tribunais precisa de melhorias, como a expansão da malha cicloviária. A ministra Laurita Vaz destacou que o Parque Bosque dos Tribunais está localizado no entorno da Praça dos Três Poderes e a ciclovia vai contribuir para uma melhor qualidade de vida de todos os moradores de Brasília. Neste sentido, os presidentes entregaram ofício ao governador Rodrigo Rollemberg.

Parque Bosque

O Parque Bosque dos Tribunais tem uma área de 588 mil m2 dividida em cinco glebas distintas e adjacentes aos Tribunais localizados no Setor de Administração Federal Sul.

A recomposição vegetal do Parque conta com o plantio de mudas de árvores nativas do bioma Cerrado, tais como pequizeiros, angicos, chixás, landins, gonçalo alves e pombeiros.

Veja mais fotos do evento.

GA/EM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido