EJE completará 15 anos com foco em especialização do Direito Eleitoral

Logo EJE 2016

Em agosto deste ano, a Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE) completará 15 anos de existência e atuação com o objetivo principal de especializar magistrados e servidores que atuam no Direito Eleitoral. A primeira EJE do país foi criada em 2002, a partir do empenho do então ministro Sálvio de Figueiredo. A partir de então os Tribunais Regionais Eleitorais de cada estado criaram suas próprias EJEs para investir na formação nesta área.

“Queremos que o ano seja marcado por eventos e ações em comemoração aos 15 anos da EJE/TSE. E, em paralelo às comemorações, são prioridade dois grandes projetos para este ano: Educação para a Cidadania no Ensino Médio, realizado em parceria com o Unicef, e o projeto de formação inicial e capacitação de magistrados, em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados”, explicou o assessor-chefe da EJE/TSE, Adisson Leal.

Para abrir as comemorações, em fevereiro haverá um ciclo de debates promovido pela EJE em integração com todas as EJEs do país. Os debates contarão com a participação de dois ou três especialistas e um mediador em cada apresentação, com o objetivo de discutir a respeito de temas relevantes no cenário político brasileiro.

A ideia é estimular a discussão acerca do sistema eleitoral brasileiro, especificamente sob a perspectiva da reforma eleitoral e da democracia na América Latina. Os debates serão abertos ao público interno da Justiça Eleitoral e também ao público externo. Em breve serão divulgados os prazos para inscrição bem como o local de realizado e respectiva programação.

Já no mês de agosto, será realizado o Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais (ENEJE) com o objetivo de promover o diálogo entre as Escolas, discutir o andamento dos trabalhos, estabelecer diretrizes, trocar experiências.

“Estamos finalizando a elaboração do calendário de eventos para este ano, que em breve será divulgado”, finalizou o assessor-chefe.

CM/FP

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido