Escola Judiciária Eleitoral do TSE divulga Plano Diretor para o biênio 2016/2018

A Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE) divulgou o seu plano diretor para o biênio 2016-2018, delimitando o seu campo de atuação institucional durante a sua vigência. O documento tem como objetivo facilitar a coordenação das EJE estaduais, sediadas em cada um dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

A publicação define três eixos distintos de atuação e descreve os principais projetos que serão levados a cabo em cada um deles até 2018. “Cidadania”, “Aprimoramento das práticas eleitorais” e “Capacitação” serão as áreas abordadas, cada uma dotada de objetivos próprios e iniciativas planejadas para alcançá-los. Dentre as quatro premissas principais que norteiam os trabalhos, destaca-se a que determina a economia de recursos por meio da expansão ou replicação de projetos usando os meios de comunicação e os recursos tecnológicos disponíveis.

O eixo “Cidadania” prevê a realização de ações de capacitação de educadores e elaboração de matérias didáticos destinados a estudantes e professores. A educação para a cidadania como tema transversal no ensino médio é o principal projeto desse eixo. A iniciativa, realizada em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), é voltada a preparar o jovem para a participação na sociedade e na vida política do país.

Produtos já conhecidos da EJE/TSE, como o Boletim Informativo da Escola Judiciária Eleitoral (Bieje) e a Revista Estudos Eleitorais, estão contidos no eixo “Aprimoramento das práticas eleitorais”. O Bieje passará a ter o formato de vídeos com duração de 3 a 5 minutos, já a Revista Estudos Eleitorais em breve lançará o seu terceiro número de 2016.

Esse eixo também prevê a realização periódica de debates, que serão conduzidos pela EJE/TSE e replicados por todas as EJEs estaduais. “Temos primado, desde o início, pelo resgate da noção de rede de escolas no Brasil todo. Algo muito marcante desde o início da gestão é nós assumíssemos, de uma vez por todas, a função de coordenação da EJE do TSE. O projeto de debates visa também dar execução a essa noção”, explicou o assessor-chefe da EJE, Adisson Taveira Rocha Leal.

Já no eixo “Capacitação”, o principal projeto é decorrente de uma parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). A ideia é promover a formação inicial e aperfeiçoamento de juízes eleitorais em todo o país nos próximos dois anos. “É um projeto de grandes proporções para esse ano”, anuncia Adisson Leal.

Segundo ele, a expectativa com a divulgação do plano diretor é sincronizar as ações da EJE/TSE com as das unidades nos TREs, uma vez que a partir de agora todas saberão quais são os projetos que serão tocados e as ações previstas para cada um deles. “Acho que ele elimina o elemento-surpresa. Então todas as EJEs sabem para onde a EJE do TSE está caminhando e para onde nós achamos que a rede de escolas deve caminhar”, pondera.

Confira aqui o Plano Diretor.

RG/RC

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido