Termina nesta terça (17) prazo para solicitação de arquivos referentes à urna eletrônica

Urna Eletrônica

De acordo com o calendário eleitoral do pleito de 2016, esta terça-feira (17) é o ultimo dia para os partidos políticos, as coligações, o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) solicitarem os arquivos de log - log de dados é uma expressão utilizada para descrever o processo de registro de eventos relevantes num sistema computacional - referentes ao Sistema Gerenciador de Dados, Aplicativos e Interface com a urna eletrônica.

Esse sistema é responsável por fornecer às equipes dos cartórios eleitorais e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) suporte de software necessário à carga das urnas eletrônicas, gerenciando, em especial, as mídias das urnas (flashes de carga, de votação e memória de resultado). São gerados para carga os dados de candidatos, de eleitores, o sistema operacional e os aplicativos que serão executados pela urna eletrônica.

Hoje também é o último dia para os partidos políticos, as coligações, o Ministério Público e a OAB solicitarem cópia dos arquivos de log de operações do Sistema de Gerenciamento, imagem dos boletins de urna, log das urnas e registros digitais dos votos.

Entenda

Arquivos de log de operações do Sistema de Gerenciamento são arquivos contendo o registro das operações realizadas pelo sistema responsável pela recepção dos arquivos oriundos das urnas eletrônicas para fins de totalização dos votos e posterior divulgação dos resultados, e para fins de controle e auditoria.

Imagens dos boletins de urna consistem no spool de impressão, ou seja, uma cópia digital do boletim de urna que foi impresso e publicado na seção eleitoral ao término do processo de votação, contendo os resultados apurados na urna eletrônica. 

Log das urnas são arquivos gerados pelas urnas eletrônicas contendo o registro de todas as operações realizadas nos equipamentos. Já os Registros Digitais dos Votos (RDV), ou arquivo de votos, possibilita a recuperação dos votos para recontagem eletrônica a qualquer tempo, além de acrescentar segurança e transparência ao processo eleitoral. Consiste na inserção, de forma aleatória, do voto de cada eleitor, assinado digitalmente pela urna eletrônica, em uma tabela de tamanho igual à da quantidade de eleitores da seção eleitoral.

Prazo

Hoje também é o último dia para os partidos políticos e coligações, o Ministério Público e a OAB solicitarem formalmente aos Tribunais Regionais Eleitorais as informações relativas às ocorrências de troca de urnas.

Por fim, esta terça-feira é o último dia para a realização, após as eleições, da verificação da assinatura digital e dos resumos digitais (hash). As assinaturas digitais e os resumos digitais são comprovações eletrônicas, geradas na Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos sistemas eleitorais, de que os softwares utilizados nas eleições são originários do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e são autênticos, ou seja, não foram alterados após serem assinados pelo presidente do TSE e demais autoridades presentes à cerimônia.

BB/JP

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido