Eleitor do Amazonas pode denunciar campanhas eleitorais pelo smartphone

Eleitor do Amazonas pode denunciar campanhas eleitorais pelo smartphone

pardal_portal

A Justiça Eleitoral do Amazonas disponibiliza uma importante ferramenta para que o eleitor fiscalize os candidatos a governador e vice-governador durante a campanha eleitoral deste ano. No dia 6 de agosto, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) realizará novo pleito para os cargos.

A ferramenta é o aplicativo Pardal, um sistema de denúncias via smartphones android e web. Por meio dele, o interessado pode, em tempo real, denunciar à Justiça Eleitoral a realização de propaganda eleitoral irregular e quaisquer ilícitos eleitorais com o intuito de angariar, de maneira irregular, votos junto aos eleitores.

Com essa nova ferramenta, qualquer cidadão que se deparar com a prática de propaganda eleitoral irregular ou alguma ilegalidade de ordem eleitoral poderá registrar o ilícito por meio de fotografia no próprio smartphone e encaminhar a denúncia à Justiça Eleitoral.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas on-line para dispositivos móveis que comportem os sistemas iOS e Android.

Pardal

O Pardal é um aplicativo que tem sido utilizado desde as eleições de 2012. A ferramenta foi desenvolvida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). No pleito de 2014, também foi utilizado de forma localizada em alguns estados, dentre eles o TRE-MT. Desde o ano passado, o aplicativo foi ampliado pelo TSE para que tenha abrangência nacional.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRE-AM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido