TRE do Tocantins recicla mais de uma tonelada e meia de papel e plástico

TRE do Tocantins recicla mais de uma tonelada e meia de papel e plástico

Meio Ambiente - TRE-TO

O lixo produzido pelos servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) tem destino certo. Papel, papelão e plástico utilizados na sede do Tribunal e nos três anexos são recolhidos semanalmente pela equipe da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (ACMR), o que gera emprego e renda, aumento na vida útil dos aterros sanitários e ainda colabora para a redução na derrubada de árvores. 

O descarte de papel A4 conta com o apoio de todos os servidores, que adotam em sua rotina de trabalho caixas de papelão, que são colocadas ao lado das impressoras.  Além disso, foram distribuídas nos corredores e recepção dos prédios lixeiras específicas para a reciclagem. O trabalho de coleta conta ainda com a colaboração da equipe de serviços gerais, que faz diariamente a triagem e a pré-seleção de tudo que será descartado.

Para Marcos César Farias, chefe da Seção de Serviços Gerais do Tribunal, o trabalho realizado é de grande valia, principalmente porque existe o cuidado em não misturar os resíduos sólidos e líquidos.

“Seguimos orientação do Plano de Logística Sustentável (PLS) ao separar, pesar e encaminhar os materiais para a associação. Assim, conseguimos mensurar a quantia de resíduos sólidos que vai para doação”, explicou.

Dados

Durante seis meses foram coletados 1.663 quilos de resíduos sólidos, sendo 984 quilos de papel e papelão, 112 quilos de plástico e 564 quilos de papel A4.

De acordo com Wagna Cristiane, coordenadora do Plano de Logística Sustentável (PLS), os principais benefícios da implantação da coleta seletiva são o aumento da vida útil dos aterros sanitários, pela redução da quantidade de resíduos, e do ciclo de vida das matérias-primas dos resíduos coletados e reaproveitados.

Segundo Wagna, do ponto de vista social, a coleta seletiva proporciona geração de trabalho e renda aos catadores de materiais recicláveis. “Além disso, a coleta seletiva estimula a mudança de hábitos e valores, no que diz respeito à proteção ambiental, conservação da vida e desenvolvimento sustentável. Assim, além de trazer benefícios para a sociedade, a coleta seletiva solidária é, principalmente, uma ação de cidadania”, destacou.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRE-TO 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido