Presidente do TSE destaca êxito na conclusão do cadastramento biométrico em Tocantins

Presidente do TSE destaca êxito na conclusão do cadastramento biométrico em Tocantins

Ministro Gilmar Mendes em Palmas-TO

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, ao participar nesta sexta-feira (2) da solenidade de encerramento do Projeto Tocantins 100% Biométrico, no Tribunal Regional Eleitoral de Tocantins (TRE-TO), afirmou que “a data marca a conclusão exitosa do processo de recadastramento biométrico dos eleitores do estado de Tocantins, após um longo período de dedicado trabalho”.

O ministro do TSE ressaltou que essa conclusão é o início de um novo paradigma no processo eleitoral no estado, “que poderá contar com a identificação pelo reconhecimento das digitais em todos os seus municípios, como mais uma ferramenta de transparência e segurança na hora do voto”.

 

 

Durante a solenidade, foram apresentados os números consolidados da última fase do cadastramento biométrico no Tocantins, encerrada no último dia 26. O estado se tornou o primeiro do país a concluir o cadastramento biométrico dos eleitores em 2017. Assim, nas próximas eleições de 2018, todos os eleitores tocantinenses estarão aptos a votar após a identificação das digitais, garantindo um processo eleitoral ainda mais seguro. 

O ministro Gilmar Mendes lembrou ainda que o recadastramento biométrico vem sendo realizado gradativamente pela Justiça Eleitoral em todo o país desde 2005 e já é uma realidade no processo eleitoral brasileiro em alguns estados. “Mas é preciso continuar acontecendo até que todo o eleitorado – mais de 144 milhões hoje – esteja cadastrado”, afirmou. 

O ministro ressaltou que, tendo em vista a dimensão do estado, a empreitada foi desafiadora: mais de 275 mil eleitores biometrizados nesta última fase, em 17 zonas eleitorais e 65 municípios. “Tal sucesso certamente é resultado da união de esforços e do empenho de magistrados, servidores e colaboradores, além do apoio imprescindível de toda a comunidade e dos cidadãos que responderam ao chamado da Justiça Eleitoral para realizar o recadastramento”.

BB/IC

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido