Presidente do TSE participa de conferência sobre eleições na Europa

Ministro Gilmar Mendes participa de conferência na Rússia

Em viagem oficial a São Petersburgo, na Rússia, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, participa de conferência sobre eleições no continente europeu.

A 14ª Conferência Europeia  de Órgãos de Organização de Eleições ocorre nos dias 15 e 16 de maio e é organizada no âmbito da Comissão de Veneza (Comissão Europeia para Democracia por meio da Lei), em cooperação com a Comissão Central Eleitoral da Rússia e da Assembleia Interparlamentar da Comunidade dos Estados Independentes.

 

 

Na manhã desta segunda-feira (15), o ministro Gilmar Mendes apresentou seu discurso sobre a organização das eleições no Brasil. Em sua apresentação, ele destacou a autonomia, a independência e a estabilidade com a qual a Justiça Eleitoral brasileira exerce suas funções primordiais: organizar eleições, regulamentar a atividade eleitoral e decidir processos judiciais.

Um dos destaques de sua fala foi sobre a confiança depositada pelos cidadãos no sistema de votação com o uso da urna eletrônica. E lembrou que o Brasil é o único país a realizar o Teste Público de Segurança para comprovar a confiabilidade dos sistemas utilizados na urna. O próximo TPS deverá ser realizado em novembro deste ano para testar "planos de ataque" apresentados por especialistas na área de tecnologia da informação.

Confira aqui a resolução que disciplina o Teste Público de Segurança.

A Conferência conta com mais de 130 participantes de 28 países e 10 organismos internacionais, além de especialistas independentes e acadêmicos.

O presidente do TSE fez sua apresentação no Salão da Duma, localizado dentro do Palácio Tauride (Tavricheskiy), um dos mais importantes da cidade russa.

CM

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido