Presidente do TSE recebe ativistas da Venezuela e reforça pedido de ajuda à UNASUL

Presidente do TSE recebe ativistas da Venezuela e reforça pedido de ajuda à UNASUL

Visita de ativistas da Venezuela

Na quinta-feira (11), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, recebeu as ativistas da Venezuela Lilian Tintori e Antonieta López, respectivamente esposa e mãe de Leopoldo López, líder oposicionista preso naquele país. Também participou do encontro o advogado brasileiro de direitos humanos Fernando Tibúrcio.

 

 

Lilian e Antonieta percorrem o mundo para denunciar violações de direitos humanos e pedir apoio para uma solução negociada para a crise venezuelana.

Durante o encontro com o presidente do TSE, elas relataram casos de repressão e violência contra manifestantes oposicionistas e reiteraram a importância do respeito aos direitos humanos e da pronta realização das eleições já postergadas pelo governo.

Nesse sentido, Lilian Tintori agradeceu ao ministro Gilmar Mendes a carta enviada por ele ao Conselho Eleitoral da UNASUL, que pede a inclusão da questão venezuelana na agenda de trabalho do órgão.

O ministro Gilmar Mendes expressou sua solidariedade à família de Leopoldo López e reiterou sua preocupação com a situação democrática eleitoral da Venezuela, com destaque para a necessidade de se estabelecer um calendário eleitoral o mais breve possível.

Na carta enviada à UNASUL, o presidente do TSE enfatizou que a situação naquele país representa importantes desafios à democracia, à divisão de poderes, ao Estado de Direito e aos direitos humanos.

“Entendemos que o assunto deve ser tratado da forma cordial, amiga e construtiva que caracteriza o diálogo sul-americano”, afirmou ao destacar também a importância de garantias fundamentais como as liberdades de expressão, de opinião e a manifestação pacífica, além da concessão de liberdade aos presos políticos e da garantia de plena independência entre os poderes. Esses requisitos, segundo ele, são essenciais para a legitimidade e a verdade eleitoral.

Confira aqui a íntegra da carta.

Esta é a segunda vez que o ministro Gilmar Mendes recebe Lilian Tintori, que esteve no Brasil em 2015 para relatar a mesma situação. Ela também se encontrou nesta quinta-feira com o presidente da República, Michel Temer, que emitiu um comunicado em que expressou a preocupação com o que ocorre na Venezuela e afirmou que o Brasil está pronto para prestar ajuda humanitária ao país vizinho, que enfrenta uma crise econômica com a falta de remédios e alimentos.

CM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido