Sistema eleitoral brasileiro é elogiado por comitiva do Parlamento da Itália

O grupo foi recebido pelo presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes, para conhecer de perto o trabalho realizado pela Justiça Eleitoral do Brasil.

Ministro Gilmar Mendes recebe comitiva italiana

A urna eletrônica e o sistema eleitoral brasileiro foram apresentados a uma comitiva do Parlamento italiano que visitou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (21). O grupo foi recebido pelo presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes, para conhecer de perto o trabalho realizado pela Justiça Eleitoral do Brasil.

“Nesta oportunidade, fiz questão de trazer minha colega para que a gente pudesse olhar de perto o sistema da urna eletrônica e tentarmos avaliar, estudar com um pouco mais de cautela, qual seria o canal ideal para que a gente pudesse estabelecer essa cooperação técnica com a Itália, e pudesse levar um sistema de voto que é muito mais seguro, moderno e inovador em todos os sentidos”, disse a deputada italiana Renata Bueno, primeira brasileira a ser eleita para o Parlamento daquele país.

Além dela, integraram a comitiva a deputada italiana Adriana Galgano; o vice-presidente da Câmara de Comércio italiana, Dario Galloni; o professor da Universidade de Roma Carlos Viega e a assessora do grupo, Paola Andri.

Renata salientou que na Itália ainda vigora o sistema tradicional de votação, via cédulas de papel, e que lá no Parlamento há um desconhecimento sobre o sistema eletrônico de votação. 

“Mas eu não tenho dúvida de que a informatização do sistema eleitoral será um dever e uma obrigação nos próximos anos para o mundo todo”, concluiu.

JP/IC/DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido