Ministros do Superior Tribunal de Justiça passam a integrar Galeria de Ex-Corregedores do TSE

Ministros do Superior Tribunal de Justiça passam a integrar Galeria de Ex-Corregedores do TSE

Cerimônia de aposição de fotos dos ministros João Otávio de Noronha, Maria Thereza de Assis Mour...

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou, na manhã desta quinta-feira (19), cerimônia de aposição das fotos dos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) João Otávio de Noronha, Maria Thereza de Assis Moura, Nancy Andrighi e Laurita Vaz na Galeria de Ex-Corregedores da Justiça Eleitoral. A solenidade também marcou a reinauguração da Galeria, antes localizada no 2º andar, e que agora ficará no Salão Nobre do edifício-sede do TSE, em Brasília.

 

 

Presente na solenidade, o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, disse que a homenagem foi prestada “em reconhecimento ao dedicado trabalho dos ex-corregedores na fiscalização da regularidade dos serviços eleitorais no Brasil”. O ministro ressaltou que, “como se sabe, a Corregedoria-Geral tem a desafiadora tarefa de promover a inspeção e correição dos serviços eleitorais em todo o país, velando sempre pela excelência na ação da Justiça Eleitoral. Sua atuação é essencial para a garantia da fiel execução das leis e instruções. Portanto, é uma grande honra completar essa galeria com a aposição das fotos de Suas Excelências, que cumpriram com maestria a missão institucional de fortalecer a democracia, demonstrando espírito público e devoção à Justiça Eleitoral”.

Durante a cerimônia, o atual corregedor-geral, Herman Benjamin, afirmou que a Corregedoria tem o papel fundamental de fiscalização, sobretudo, da própria Justiça Eleitoral, e deve andar de mãos dadas com a Presidência do TSE. “Quando nós falamos de uma galeria de fotos, a rigor, o que nós temos é um fio histórico para que a pessoas entendam quem hoje ocupa um cargo de presidente ou corregedor do TSE. Trata-se de um momento, em uma fotografia maior, de um conjunto de pessoas que exerceram esse cargo. Por isso, o que nós fazemos hoje não deixa de ser o produto do legado que cada um deles trouxe com o seu trabalho”, disse.

Ainda na avaliação do ministro Herman Benjamin, “o Salão Nobre do nosso Tribunal é muito importante. E é necessário que se tenha clareza que os corregedores desempenham um papel fundamental na organização da Justiça Eleitoral”.

Homenageados

Ao falar sobre a homenagem, o ministro João Otávio de Noronha disse: “Eu me sinto muito honrado. Uma das melhores experiências profissionais na minha vida foi ter sido membro do Tribunal Superior Eleitoral e depois ser corregedor nas Eleições Gerais de 2014. Portanto, eu me sinto muito honrado e muito à vontade nesta casa”.

Para a ministra Laurita Vaz, atual presidente do STJ, “é uma alegria fazer parte desta galeria tão seleta, que é formada por corregedores-gerais”. A ministra destacou que “este momento é muito importante, e eu quero agradecer, não só ao presidente desta Corte, como também ao atual corregedor, por ter nos oportunizado esta homenagem tão significativa”, ao afirmar que a Corregedoria não se faz sozinha, mas, sim, atuando com o auxílio dos corregedores dos tribunais regionais eleitorais.

“Não é um trabalho fácil; é um trabalho árduo, mas a Corregedoria é muito importante para toda a Justiça Eleitoral. Eu sempre digo que o cidadão brasileiro confia plenamente que nós vamos ter cidadãos mais honestos eleitos pelo povo, e este papel depende da Justiça Eleitoral”, completou a presidente do STJ.  

IC/LC/DM


ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido