TSE assina convênio com o Rio Grande do Sul para reforçar biometria

TSE assina convênio com o Rio Grande do Sul para reforçar biometria

Fachada do TRE-RS

Com o objetivo de reforçar o cadastramento dos eleitores por meio da impressão digital, a chamada biometria, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) assina nesta segunda-feira (23) um convênio com o estado do Rio Grande do Sul para compartilhar dados dos cidadãos gaúchos.

O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, estará em Porto Alegre (RS) para a cerimônia de assinatura com o secretário de Segurança Pública do estado, Cezar Schirmer, às 12h30. O evento será no Palácio Piratini, sede do governo do estado, com a presença do governador Ivo Sartori.

A partir desse convênio, o TSE terá acesso aos dados da SSP-RS (Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul) para identificar possíveis crimes em eventuais coincidências biométricas, ou seja, quando o cidadão tenta tirar mais de um documento oficial utilizando outros documentos falsos.

Da mesma forma, a secretaria do estado terá acesso ao banco de dados compartilhado, que conterá informações como nome, filiação, data de nascimento, naturalidade, número do CPF, número do RG, número do título de eleitor, fotografia da face, assinatura digitalizada e impressões digitais dos dez dedos.

A Justiça Eleitoral já assinou acordos semelhantes com outros estados e outras instituições, para tornar o cadastro biométrico cada vez mais seguro. Um exemplo é o compartilhamento de dados com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), que permite acesso aos dados de todos os condutores de veículos do país.

O compartilhamento será ampliado nas diversas esferas governamentais para dar maior agilidade e segurança para concretização de políticas públicas, uniformização dos cadastros, remoção de duplicidades e correção de erros de registro. A medida também visa a diminuição de burocracias e a utilização mais eficiente de recursos públicos.

Leia mais:

TSE terá acesso ao banco de dados informatizados do Denatran

TSE e Governo de Pernambuco celebram acordo para compartilhar dados de eleitores

Acordo entre TSE e MPF permite compartilhamento de dados

CM/DM

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido