Mais de 70% do eleitorado do Amazonas já foi identificado pela biometria

Mais de 70% do eleitorado do Amazonas já foi identificado pela biometria

Coleta de dados biométricos no posto avançado do TRE-MT no Distrito Industrial - Foto: Alair Rib...

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) não se descuida do recadastramento biométrico nos municípios do estado em momento algum. Tanto é assim que, nas novas eleições para governador do estado, ocorridas nos dias 6 e 27 de agosto, respectivamente, em primeiro e segundo turnos, dos 2.338.037 eleitores amazonenses, 1.533.848 estavam aptos a ser identificados por meio das impressões digitais nas seções eleitorais. Todavia, atualmente o montante do eleitorado amazonense já recadastrado na biometria soma 1.681.048, ou seja, aproximadamente 72%. 

O último levantamento sobre o progresso da biometria no país em 2017, realizado pelo TSE em 6 de setembro, revelou que o TRE-AM conseguiu recadastrar 123 mil eleitores na biometria, feito que representa 61,5% da meta de 200 mil eleitores, prevista para o estado em 2017.  

Esse número foi obtido apesar de a Justiça Eleitoral no Amazonas ter se envolvido, de maio a agosto deste ano, com toda a logística para a realização da nova eleição para governador, em um estado vasto e com populações ribeirinhas e indígenas em áreas de difícil acesso. 

Nos dias 6 e 27 de agosto, os eleitores amazonenses votaram com total tranquilidade nas 6.668 urnas eletrônicas, distribuídas em seções eleitorais de 1.508 locais de votação. A atuação do Tribunal Regional no tocante aos preparativos das eleições para o governo estadual foi, inclusive, elogiada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, durante visita a Manaus no fim de julho. 

Desde que o TSE cassou, em 4 de maio, os mandatos do então governador José Melo (PROS) e de seu vice, José Henrique (SD), por compra de votos na eleição de 2014 e determinou que ocorresse nova eleição direta para os cargos, o TRE do Amazonas atuou prontamente para adotar todas as medidas de ordem administrativa e de logística para atender a essa demanda. Ao final do segundo turno da eleição, o candidato Amazonino Mendes (PDT) foi eleito governador, e Bosco Saraiva (PSDB), vice-governador. 

EM/JP/DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido