Presidente do TSE fala sobre a urna eletrônica em evento na Romênia

Presidente do TSE fala sobre a urna eletrônica em evento na Romênia

Ministro Gilmar Mendes durante Conferência Interancional em Bucareste

Confira as fotos do TSE no flickr

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, participa hoje (1) e amanhã, em Bucareste, da Conferência Internacional "O uso da tecnologia para o aumento da transparência dos processos eleitorais", organizada pela Associação Mundial dos Organismos Eleitorais (A-WEB, na sigla em inglês) e pela Autoridade Eleitoral Permanente da Romênia.

Em sua apresentação na manhã desta sexta-feira, ele ressaltou a importância da urna eletrônica para a confiança do público na Justiça Eleitoral. Nesse sentido, destacou que todo o sistema brasileiro de votação eletrônica foi desenvolvido diretamente pelo TSE, e que o Tribunal trabalha incessantemente para aperfeiçoar seus mecanismos de segurança e transparência. São recursos de criptografia, assinaturas e envelopes eletrônicos; a impressão física da zerésima e do boletim de urna; e auditorias aleatórias de urnas no dia da eleição, entre outros mecanismos, que garantem a integridade e a transparência do sistema.

O ministro Gilmar Mendes recordou que, desde o lançamento da urna eletrônica, em 1996, o TSE assinou mais de 40 acordos de cooperação, enviou mais de 30 missões técnicas e recebeu mais de 70 visitas internacionais dessa natureza. Ao ponderar que o Brasil também pode se beneficiar da cooperação internacional, avaliou positivamente a possibilidade de o país receber uma missão de observação eleitoral nas próximas eleições, em 2018.

A apresentação do ministro Gilmar Mendes, em inglês, pode ser assistida aqui.

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido