Seis milhões de eleitores estão recadastrados biometricamente no Paraná

Seis milhões de eleitores estão recadastrados biometricamente no Paraná

Vem pra biometria!

Na última quinta-feira (14), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) alcançou a marca de 6.003.454 eleitores recadastrados biometricamente (identificação pelas impressões digitais) no estado, totalizando 75,43% do eleitorado paranaense. Um aumento de mais de 20% quando comparados aos números do início do ano. No ranking nacional, em números absolutos, o TRE está em segundo lugar em atendimentos, ficando atrás apenas de São Paulo, que tem quatro vezes o eleitorado do Paraná.

Para o presidente do TRE paranaense, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, “o índice alcançado demonstra o trabalho eficiente do TRE-PR para que o processo eleitoral tenha, cada vez mais, celeridade e segurança”.

O Projeto Biometria 2017 teve início no dia 3 de abril, com 156 municípios em revisão biométrica obrigatória. Esse desafio só foi possível a partir da junção de esforços de vários setores do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, cuja prioridade este ano foi o planejamento de todo esse processo, além da dedicação dos servidores lotados nos cartórios do interior, que são os grandes responsáveis pelo sucesso da biometria devido ao contato direto com o eleitor.

Foi a primeira vez desde 2009, quando se iniciou a biometria no estado, que vários setores do TRE-PR foram mobilizados para planejar, preparar e dar suporte aos servidores em biometria. O desembargador Xisto Pereira designou, em maio, uma equipe de apoio composta por servidores e coordenada por Marcelo Quentin, juiz eleitoral de Sengés, com a missão de auxiliar diretamente na divulgação e chamamento dos eleitores, por meio das rádios, jornais e TV.

Destacam-se também, as iniciativas da Corregedoria. O desembargador Luiz Taro Oyama, Corregedor Regional Eleitoral, acompanha pessoalmente, desde o início do ano, todos os trabalhos desenvolvidos, bem como supervisiona e orienta os trabalhos apresentados pelas equipes de apoio e de planejamento do recadastramento biométrico, o que tem gerado satisfação nos servidores do interior, que se sentem mais valorizados e acolhidos pela instituição.

Estas iniciativas têm como objetivo propiciar ao eleitor um atendimento de qualidade e eficiência. Todo esse esforço rendeu frutos. O eleitor paranaense, numa demonstração de civismo e responsabilidade, atendeu ao chamado da Justiça Eleitoral e compareceu ao seu cartório eleitoral para a realização da biometria. Até mesmo em cidades onde a biometria ocorre de forma não obrigatória, houve um considerável aumento na procura.

A segunda fase do recadastramento no Paraná começará dia 25 de setembro, somando mais 26 municípios que iniciarão a biometria obrigatória, o que reforçará ainda mais os números da biometria no estado.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRE-PR

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido