TPS 2017: Comissão Avaliadora aprova todas as pré-inscrições

TPS 2017: Comissão Avaliadora aprova todas as pré-inscrições

TRE-SE TPS 2

A Comissão Avaliadora do Teste Público de Segurança (TPS) 2017 do Sistema Eletrônico de Votação aprovou todas as pré-inscrições dos interessados em participar do evento, que ocorrerá de 28 a 30 de novembro. A consulta sobre os pré- inscritos pode ser feita no hotsite do TPS 2017 .  No total, serão 17 investigadores individuais e três grupos. 

A próxima etapa será no dia 3 de outubro, quando haverá uma palestra no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o funcionamento da urna e o sistema eletrônico de votação. Na ocasião, os participantes e investigadores do TPS, que tiverem a inscrição e planos aprovados, poderão tirar dúvidas sobre o acesso aos códigos-fonte para busca de possíveis falhas ou fragilidades, que servirão de insumos para a elaboração dos respectivos planos de teste. O objetivo do TSE ao realizar o TPS é justamente obter ajuda para investigar eventuais inconsistências a serem corrigidas. 

A novidade deste ano é a possibilidade de estudantes da área de Tecnologia da Informação – ou de áreas afins –, de faculdades públicas e privadas, participarem da palestra. Em caso de dúvida, envie e-mail para eventos@tse.jus.br

Ataques 

Para serem aprovadas as tentativas de “ataques” ao sistema eletrônico de voto, os investigadores têm de passar por processos de avaliação até serem selecionados pela Comissão Avaliadora do TPS. Eles precisam apresentar um Plano de Teste, com o detalhamento do “ataque” que pretendem simular, devidamente amparado em normas, artigos, publicações e outros trabalhos técnicos e científicos. 

O TPS 2017 ocorrerá em um espaço preparado exclusivamente para o evento, com entrada controlada e ambiente monitorado por câmeras. Os investigadores selecionados para participar terão acesso aos componentes internos e externos do sistema eletrônico de votação – como aqueles utilizados para a geração de mídias –, apuração, transmissão e recebimento de arquivos, lacrados em cerimônia pública, incluindo o hardware da urna e seus softwares embarcados. Além disso, o TSE fornecerá o acesso ao código-fonte do sistema, primeiro passo para adentrar na tecnologia. 

A Comissão Avaliadora para atuar no Teste Público de Segurança foi instituída pela Portaria nº 565 do TSE. A Comissão é formada por dez profissionais de diversas áreas, tornando a equipe heterogênea e independente para acompanhar o teste. 

Pioneirismo 

O Brasil é o primeiro  país no mundo que fez teste semelhante, abrindo os sistemas eleitorais para que investigadores ou hackers tentem quebrar as barreiras de segurança do processo. 

O Teste Público de Segurança ocorre desde 2009 e tem por finalidade fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, além de propiciar melhorias no processo eleitoral. 

Essa quarta edição do TPS traz alguns diferenciais, como a assinatura do código-fonte durante a primeira inspeção – garantindo a inalterabilidade até a execução dos testes pelos investigadores – e a entrega do certificado ao final do último dia do teste. 

CM/JP/DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido