Em sua última sessão plenária à frente do TSE, ministro Luiz Fux é homenageado

Ministros, Ministério Público e advogados cumprimentaram o presidente da Corte por realizações da gestão

Sessão do TSE

Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e advogados presentes na sessão extraordinária desta segunda-feira (13), a última da gestão do ministro Luiz Fux à frente do Tribunal, aproveitaram a oportunidade para homenageá-lo em sua despedida.

Após o julgamento dos processos previstos em pauta, Fux agradeceu a colaboração e o trabalho de seus colegas de bancada nos seis meses em que presidiu a Corte. “Eu queria agradecer muitíssimo os meus colegas ministros, porque eu não teria conseguido fazer absolutamente nada não fosse o empenho e a compreensão dos colegas”, disse. A sua equipe direta de trabalho e os demais servidores do Tribunal também foram homenageados pelo ministro na pessoa do secretário-geral da Presidência, Carlos Eduardo Frazão.

Os advogados que atuam no TSE foram lembrados pelo ministro Fux em suas palavras de despedida, dirigidas ao advogado mais antigo presente na sessão, Fernando Neves. “Deixo aqui marcada a minha admiração pelos advogados que atuam na área do direito eleitoral. Advogados éticos, que sabem respeitar as adversidades, mas, acima de tudo, advogados preparadíssimos. Eu agradeço muito aos advogados aqui presentes”, concluiu.

Para o presidente do TSE, os momentos especiais que viveu à frente do TSE não se limitaram apenas à prestação jurisdicional de maneira harmoniosa, mas também ao trabalho para levar cidadania e conscientização sobre a democracia a cidadãos de todo o país. Ele citou como exemplo visita que fez à comunidade ribeirinha da Ilha do Combu, em Belém (PA). “Os momentos que mais me tocaram foram aqueles em que conseguimos realizar, além dos trabalhos usuais de realização das eleições e da pauta jurisdicional, um trabalho de doação humana em prol do nosso país”, disse.

Homenagens

Ao falar em nome dos ministros da Corte, Admar Gonzaga elogiou o lado humano do presidente Luiz Fux e afirmou que a sua gestão foi marcada por elegância e leveza no trato com todos os ministros, servidores e advogados, assim como todos de sua equipe de assessores. “Gostaria de destacar que, nesse pequeno período, Vossa Excelência acabou sendo picado pela mosca azul da democracia, não a mosca do escritor Machado de Assis, que pica o plebeu que vai em busca de riqueza”, afirmou.

O ministro Tarcisio Vieira de Carvalho também saudou o colega e disse ser aflitivo ver a partida do ministro Luiz Fux “depois de um convívio diário tão intenso, respeitoso e fraterno”. Ele reforçou ainda que o ministro Fux transformou as Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs) em “verdadeiras máquinas” de promoção de cidadania. “Com isso, Vossa Excelência promoveu a humanização dos próprios julgadores da Justiça Eleitoral, que, na lida diária, perdem esse sentido de humanidade, tamanho é o tecnicismo da nossa atuação”, concluiu.

Ao falar em nome do Ministério Público Eleitoral (MPE), o vice-procurador-geral eleitoral, Humberto Jacques, destacou que, na Presidência do TSE, o ministro Luiz Fux soube ser o “fiel da balança”. Segundo ele, sempre que a Corte Eleitoral teve que tomar uma decisão, o presidente soube conduzir “para o caminho correto, a decisão mais exata e a realização mais perfeita da Constituição”.

Pelos advogados, manifestou-se Henrique Neves, que já atuou como ministro na Corte Eleitoral. “Vossa Excelência entendeu que a Justiça Eleitoral tem uma característica própria, que é a de administrar as eleições e levar cidadania e democracia a todos os cantos do Brasil. E isso o senhor conseguiu, sem dúvida, fazer, promovendo uma revolução nesses seis meses de Presidência, levando cidadania, noções de ética, de direito e de participação democrática para os alunos de primeiro grau e segundo grau, que são aquelas pessoas que cuidarão do país no futuro”, disse.

RG, IC/RR, DM

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido