Autoridades comentam posse do ministro Luís Roberto Barroso

Após cerimônia, Barroso recebeu os cumprimentos no salão nobre do TSE

Posse do ministro Luís Roberto Barroso

Prestigiaram a cerimônia de posse do ministro Luís Roberto Barroso, como efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), autoridades dos três Poderes, os ex-presidentes da República, José Sarney e Fernando Collor (atualmente senador), ministros aposentados do Supremo Tribunal Federal, ex-ministros dos tribunais superiores, além de amigos, familiares, jornalistas, servidores do TSE e do Supremo.

Após cumprimentar o ministro Barroso, o presidente do TSE, Luiz Fux, destacou aos jornalistas as qualidades do colega de tribunal. “É uma posse importantíssima, tendo em vista as qualidades pessoais do ministro Luís Roberto Barroso. Nesse momento crítico do país, nós temos um homem engajado, com uma visão de mundo progressista. É um acadêmico e tem um espírito público singular, mercê de ser um homem dedicado à função, conforme nós temos a oportunidade de vivenciar na turma que nós trabalhamos em comum no Supremo Tribunal Federal e no plenário. O Tribunal Superior Eleitoral ganhou um excepcional componente”, comentou.

Para o ministro Admar Gonzaga, do TSE, a bagagem acadêmica e a experiência de Barroso como magistrado será de grande auxílio para a Corte Eleitoral.

“Já participou aqui, como ministro substituto, de diversos julgamentos, já mostrou que entende da matéria. Com certeza o Tribunal Superior Eleitoral ganha muito com sua excelência, com a sua experiência, o seu equilíbrio. E nós aqui estamos realmente muito entusiasmados com a chegada no ministro Luís Roberto Barroso para essa eleição, que será mais uma eleição desafiadora como são todas as eleições”, disse.

Humberto Jacques, vice-procurador-geral eleitoral, ressaltou que a rotatividade de ministros no Tribunal é da própria essência desse ramo da Justiça especializada. Segundo ele, a” rotatividade dá sempre fertilidade, inovação, sangue novo, novo espírito. É sempre uma felicidade a renovação que o Tribunal ganha com a chegada do ministro Barroso”.

RC, RG/EM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido