Ônibus da Biometria leva atendimento itinerante a Sorocaba (SP)

Para o cadastramento, eleitor deve levar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência com no máximo três meses de emissão e, se tiver, o título eleitoral

Onibus

A Justiça Eleitoral em São Paulo inaugurou, na manhã desta terça-feira (30), o Ônibus da Biometria em Sorocaba (SP). O evento, realizado na sede da Fatec-Sorocaba, contou com a presença do presidente do Tribunal, desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin.

Para criar o Ônibus da Biometria, um veículo foi adaptado para realizar o cadastramento biométrico de eleitores em seu interior. O projeto, fruto de uma parceria entre a Justiça Eleitoral, a Prefeitura Municipal, o Centro Paula Souza, a Fatec-Sorocaba e a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social do município, foi desenvolvido para facilitar o atendimento de eleitores de bairros mais afastados, nos quais o cidadão tem dificuldade para comparecer ao cartório ou posto de atendimento.

A juíza da 356ª Zona Eleitoral (Sorocaba), Adriana Furukawa, ressalta que “a Justiça Eleitoral é referência internacional e está atenta à importância do voto”. Para a vice-prefeita, Jaqueline Coutinho, “com essa iniciativa, espera-se que a biometria atinja a todos que ainda não fizeram a biometria em Sorocaba”.

Com capacidade para atender oito eleitores em seu interior, o projeto prevê a instalação de uma tenda com mais dois kits biométricos para o atendimento de pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção.

O presidente do Tribunal, desembargador Cauduro Padin, ressaltou a importância da iniciativa para o cadastramento biométrico no município. “A biometria é um salto de transparência no exercício da cidadania, pois depura o cadastro eleitoral e evita fraudes”, analisa.

Serviço

O Ônibus da Biometria circulará nos bairros de Sorocaba. Nele, será possível emitir título de eleitor, fazer a transferência do local de votação e obter quitação eleitoral, além de realizar o cadastramento biométrico. A estimativa é que sejam atendidos até 400 eleitores por dia.

Para o cadastramento, o eleitor deve levar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência com no máximo três meses de emissão e, se tiver, o título eleitoral.

Biometria obrigatória

O prazo para os eleitores de Sorocaba comparecerem ao recadastramento se encerra em 23 de março de 2018. Aqueles que não se cadastrarem ficarão sujeitos ao cancelamento do título eleitoral, fato que traz diversos impedimentos na vida civil e impossibilita o eleitor de votar nas próximas eleições.

Sorocaba conta atualmente com 482.671 eleitores, dos quais 295.851 participaram do cadastramento até aqui, o equivalente a 61%.

Atendimento em Sorocaba

- Posto de Biometria no shopping Iguatemi Esplanada, de segunda a sexta, das 9h às 19 h; nos sábados de fevereiro (3, 10, 17), de março (3, 10, 17) e na quarta-feira de cinzas (14 de fevereiro), das 11h às 18h, na av. Profª Izoraida Marques Peres, 401.

- Cartórios das demais zonas eleitorais atendem os eleitores de Sorocaba (137ª, 271ª, 294ª, 342ª, 343ª, 356ª), de segunda a sexta, das 9h às 18h: praça da Maçonaria, s/nº, Jardim Paulistano (prédio do antigo fórum).

- Cartório da 294ª Zona Eleitoral atende os eleitores de Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora, de segunda a sexta, das 12h às 18 h, na rua Máximo Baldo, 54, Vila Lucy.

- Poupatempo, de segunda a sexta, das 9h às 17h, e no sábado, das 9h às 13h, na rua Leopoldo Machado, 525, Centro.

Fonte: Assessoria de Comunicação do TRE-SP

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido