TSE recebe comitiva de dez países africanos interessados no sistema de votação brasileiro

Iniciativa partiu de um pedido do embaixador da África do Sul, Joseph Mashimbye

Visita de embaixadores africanos ao TSE

Uma comitiva formada por dez países africanos participou, na manhã desta sexta-feira (13), de um encontro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)para conhecer o sistema eletrônico de votação brasileiro.

Representantes de Angola, de Botswana, do Malawi, de Moçambique, da Namíbia, da República Democrática do Congo, da África do Sul, da Tanzânia, da Zâmbia e do Zimbabwe foram recebidos pelo assessor Internacional do TSE, Ciro Leal, e também pelo secretário de Tecnologia da Informação (STI), Giuseppe Janino.

A visita foi realizada atendendo a um pedido do embaixador da África do Sul, Joseph Mashimbye, que também atua como coordenador da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (CADC).

Ciro Leal falou aos visitantes sobre o sistema eleitoral brasileiro de forma geral. Ele explicou como são eleitos os representantes políticos, falou acerca da diferença entre eleições gerais e eleições municipais e tratou dos cargos que estarão em disputa em 2018. Também abordou outros assuntos relativos ao aspecto institucional e às funções desempenhadas pela Justiça Eleitoral.

Já Giuseppe Janino fez uma apresentação voltada ao sistema eletrônico de votação, mostrando detalhadamente o funcionamento da urna eletrônica, desde o início da votação até a fase de apuração dos votos.

Na visão dos representantes do TSE, de forma geral, esses países têm grande interesse no sistema eletrônico de votação e, portanto, é bastante recorrente essa manifestação no sentido de querer conhecer nosso sistema para, eventualmente, implantar sistema semelhante em seus países.

CM/LC

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido