Catálogo institucional do TSE em versão bilíngue é lançado no Rio de Janeiro

Obra reúne informações relevantes sobre os 86 anos de história da Corte, incluindo rico acervo de imagens e informações sobre julgamentos históricos

Catálogo TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, lançou, na noite desta sexta-feira (8), a versão atualizada e a primeira bilíngue (português-inglês) do catálogo Tribunal Superior Eleitoral – O Tribunal da Democracia. O lançamento ocorreu no Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE), no Rio de Janeiro, durante a cerimônia em que o ministro condecorou personalidades com a medalha da Ordem do Mérito do TSE Assis Brasil.

A obra reúne informações sobre a estrutura da Corte, como organograma, com a apresentação das principais atribuições das unidades do Tribunal (gabinetes de ministros, Secretarias e Assessorias) e a organização das sessões de julgamento. O livro, em capa dura, aborda também as funções e as competências do TSE na condição de instância superior da Justiça Eleitoral responsável pela administração e realização das eleições. Tudo para que o cidadão possa compreender um pouco mais sobre o funcionamento da instituição.

A publicação traz, em rico acervo de fotos, a história e imagens das seis sedes do TSE, inclusive da terceira, justamente o prédio localizado na rua Primeiro de Março, no Rio de Janeiro, que hoje abriga o CCJE. A obra contém ainda galeria de fotos com os presidentes do Tribunal, desde a criação da Corte, em 1932, até hoje.

O catálogo dá destaque para julgamentos históricos da Corte nos seus 86 anos de história. Julgamentos como a redução da idade mínima para votar, de 21 para 18 anos (1933); eleição de Getúlio Vargas (1951); candidatura de Silvio Santos à Presidência da República (1989), entre outros interessantes.

Ressalta também o papel de vanguarda do TSE na criação do Cadastro Nacional de Eleitores, na adoção gradual do sistema de voto eletrônico a partir de 1996, da biometria, e a inserção da Corte nas mídias sociais, ampliando o intercâmbio com a população entre outros aspectos.

A versão bilíngue do catálogo foi elaborada pela Secretaria de Gestão da Informação (SGI). A tradução para o inglês ficou a cargo da Assessoria de Assuntos Internacionais (AIN).

A publicação Tribunal Superior Eleitoral – O Tribunal da Democracia está, a partir de hoje, disponível para consulta e download no Catálogo de Publicações do TSE na internet.

A primeira edição do catálogo, com texto apenas em português, é de janeiro deste ano.

EM/LR

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido