VI Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral reúne ministros do TSE e de outros tribunais superiores

Em sua sexta edição, evento ocorre até a próxima sexta-feira (15) em Curitiba e é considerado fórum de referência em debates sobre o tema no país

Curitiba recebe nos próximos 13, 14 e 15 de junho o VI Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral (CBDE). Considerado um dos mais importantes fóruns de debate sobre temas atuais desse ramo do Direito, o evento contará este ano com um time de especialistas, entre os quais o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, além de outros ministros da Corte.

A programação prevê a realização de diálogos, 14 debates, duas conferências especiais e sete workshops. Também serão realizadas nove palestras curtas no formato TED (Tecnologia, Entretenimento e Design), no qual especialistas de diferentes áreas discorrerão sobre um tema por 18 minutos.

Os assuntos que serão abordados no Congresso variam entre regras de propaganda eleitoral, participação feminina na política, o impacto da internet e das redes sociais no processo eleitoral, prestações de contas eleitorais e partidárias, organização partidária, ações eleitorais e registros de candidaturas entre outros.

O evento contará ainda com a apresentação de teses acadêmicas que apresentam debates pertinentes e soluções inovadoras aos problemas e desafios do Direito Eleitoral contemporâneo. Os trabalhos concorrerão no Concurso Advogado José Gerardo Grossi, cuja premiação ocorrerá no dia 15 de junho.

Organizado pelo Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade), o Congresso contará com 71 palestrantes. Pelo TSE, além do presidente da Corte participarão do evento os ministros titulares Luís Roberto Barroso, Admar Gonzaga, Tarcísio Vieira de Carvalho Neto e os ministros substitutos Carlos Horbach e Sérgio Banhos, além do secretário-geral da Presidência do Tribunal, Carlos Eduardo Frazão.

Coletânea

Na manhã de sexta-feira (15), às 11h40, autoridades presentes participarão também do lançamento da "Coleção Tratado de Direito Eleitoral", obra que conta com a coordenação, entre outros, do ministro Luiz Fux. Mais de duzentos autores contribuíram para a coletânea, que compilou estudos acerca dos debates mais recentes nesse ramo do Direito.

Além dos integrantes do TSE, o Congresso contará com a presença de ministros e ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e outros profissionais que atuam na área do Direito Eleitoral, como advogados, juízes, promotores e professores.

Informações sobre o Congresso e o Concurso podem ser acessadas por meio do aplicativo CBDE, disponível para os sistemas operacionais IoS e Android, e na página oficial do evento na internet: http://congresso.iprade.com.br/.

Serviço:

VI Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral e Concurso Advogado José Gerardo Grossi

13, 14 e 15 de junho em Curitiba (PR)

Informações: aplicativo CBDE e página oficial do evento na internet: http://congresso.iprade.com.br/

Inscrições encerradas

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido