Em Teresina (PI), secretários Judiciário e de Tecnologia do TSE participam de seminário sobre Direito Eleitoral

Promovido pela Escola Judiciária Eleitoral piauiense, evento foi transmitido para 52 mil alunos da Rede Pública de Ensino

"Seminário de Direito Eleitoral e Diálogos Públicos"

O secretário Judiciário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Fernando Alencastro, e o secretário de Tecnologia da Informação da Corte, Giuseppe Janino, participaram, na última sexta-feira (4), do Seminário de Direito Eleitoral e Diálogos Públicos, em Teresina (PI). Promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), por intermédio da Escola Judiciária Eleitoral piauiense (EJE-PI), o evento marcou o encerramento das atividades acadêmicas da V Turma do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Eleitoral do estado e foi transmitido para 52 mil alunos da Rede Pública de Ensino. 

Durante o evento foram apresentados painéis de debate sobre diversos temas relacionados ao Direito Eleitoral. Fernando Alencastro falou sobre o voto, a soberania popular e a legitimidade das eleições no país. Ele traçou um breve histórico da trajetória da Justiça Eleitoral brasileira no desempenho de seu papel de instituição responsável por assegurar os atos de votar e de ser votado, “garantindo a soberania popular prevista na Constituição Federal de 1988”.

Giuseppe Janino, por sua vez, abordou o tema da segurança do processo eleitoral informatizado, que é adotado no país desde 1996. Ele também tratou da identificação biométrica (por meio das impressões digitais) do eleitor, que vem sendo implementada no Brasil desde 2008, devendo atingir todo o eleitorado em 2022. Por fim, Janino discorreu sobre a Identificação Civil Nacional (ICN) e o Documento Nacional de Identidade (DNI), que utilizará para a sua validação o cadastro biométrico administrado pelo TSE, que conta hoje com mais de 73 milhões de pessoas.

Medalha

No mesmo dia, o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, foi agraciado com a Medalha Professor Fávila Ribeiro, pelos relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral. O homenageado foi coautor do projeto da urna eletrônica do sistema eleitoral brasileiro e é membro do Comitê Gestor da Identidade Civil Nacional.

Instituída por resolução do TRE-PI, a Medalha Professor Fávila Ribeiro tem por objetivo agraciar governantes, juízes, dirigentes, autoridades civis ou militares, personalidades legislativas, científicas, sociais ou profissionais, instituições e empresas, bem como servidores públicos em geral e da Justiça Eleitoral, em particular, nos casos de relevantes serviços prestados no desempenho do cargo ou função, visando ao bom andamento e qualidade do serviço eleitoral e, ainda, considerando a cooperação material ou humana, que tenha propiciado a efetiva melhoria e dinamização do serviço eleitoral.

LC/RG,DM, com informações do TRE-PI

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido