Ministro do TSE integra missão de observação das eleições na Colômbia

O convite partiu da União Interamericana de Organismos Eleitorais (Uniore)

Ministro Sérgio Banhos durante sessão plenária do TSE

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Sérgio Banhos fará parte da Missão de Observação Eleitoral organizada pela União Interamericana de Organismos Eleitorais (Uniore) para acompanhar as eleições legislativas da Colômbia. O pleito no país vizinho ocorrerá neste domingo (11).

Os colombianos elegerão representantes para os 102 assentos no Senado e 166 na Câmara dos Deputados. Será a primeira eleição após o acordo de paz aprovado pelo Congresso Colombiano no final de 2016, que possibilitou o surgimento do partido da Força Alternativa Revolucionária do Comum, criado a partir da desmobilização da guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

“É muito importante o Brasil participar do processo de observação das eleições na Colômbia; em especial, nesta que será a primeira depois de um longo processo de paz”, observou o ministro.

A programação terá início nesta sexta-feira (9) com as palestras: Importância da Observação Eleitoral Internacional – estrutura de cooperação entre Organizações Eleitorais; Inovações técnicas pré-eleitorais, eleitorais e pós-eleitorais para as eleições do Congresso 2018; e Desafios e expectativas do Conselho Nacional Eleitoral diante do Congresso Eleitoral 2018. 

No sábado (10), véspera do pleito, já serão realizadas as observações eleitorais das missões internacionais, além de reuniões técnicas e de avaliação sobre as eleições legislativas colombianas.

De acordo com o Conselho Nacional Eleitoral da Colômbia, as missões de observação têm o papel de acompanhar e verificar de forma imparcial o processo eleitoral, possibilitando a cooperação horizontal entre as Organizações Eleitorais internacionais.

Além do grupo organizado pela Uniore – do qual participa o representante do TSE –, as eleições legislativas colombianas também contam com a Missão Eleitoral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

JP/TC/DM

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido