Pedido de vista adia julgamento de recurso de prefeito cassado por patrocinar evento gratuito

Pedido de vista adia julgamento de recurso de prefeito cassados por patrocinar evento gratuito

Ministro Jorge Mussi durante sessão plenária do TSE

Um pedido de vista do ministro Admar Gonzaga, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), suspendeu o julgamento do recurso que tenta anular a cassação do prefeito e do vice-prefeito do município de Tiros (MG). Júlio André de Oliveira e Divaldo Luiz de Lima foram cassados por promoverem uma festa popular com entrada gratuita, o que caracterizou conduta vedada a agente público em período eleitoral (artigo 73, parágrafo 10º da Lei nº 9.504/97) no entendimento do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

A defesa argumentou que a Expotiros é uma festa tradicional na cidade, realizada há 16 anos e organizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais da localidade. No ano de 2016, a prefeitura patrocinou parte do evento e, em contrapartida, solicitou a entrada gratuita em dois dias de shows.

O relator do caso na Corte Eleitoral, ministro Jorge Mussi, votou para anular a cassação dos mandatos. Para ele, não há dúvida de que a entrada franca em dois dos quatro dias não constitui em distribuição de ingressos.

“A assinatura de convênios e o repasse de recursos a entidade pública e privada para projeto na área de cultura, esporte e turismo não se amoldam ao conceito de distribuição gratuita de bens, valores e benefícios, especialmente quando se exige contrapartida de instituições contempladas com as verbas”, disse o ministro em seu voto ao citar jurisprudência do TSE nesse sentido.

“As inúmeras atrações culturais somadas às realizações desse caso afastam a presunção de que a entrada franca em dois dos quatro dias alcançou apenas os eleitores locais”, acrescentou o ministro ao lembrar que o evento ocorreu de 16 a 19 de junho de 2016, quase dois meses antes da eleição, quando os concorrentes não eram candidatos registrados.

Para o Mussi, “a garantia de entrada franca ficou a cargo do sindicato, não havendo falar em participação da Prefeitura, que apenas patrocinou parte do evento”, finalizou.

CM/RC

Processo relacionado: Respe 4535

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido