Conheça a importância da contribuição dos mesários à democracia

Metade dos cerca de 2 milhões de participantes se apresentou voluntariamente à Justiça Eleitoral

Aplicativo destinado a um público de aproximadamente dois milhões de mesários que trabalharão na...

A cada dois anos, o esforço de cidadãos anônimos permite que o Brasil fortaleça o seu sistema democrático elegendo os representantes da sociedade na política. Nas eleições de domingo (7), cerca de 1,8 milhão mesários trabalharão no pleito, sendo que a metade deles se ofereceu para a tarefa de forma voluntária.

O mesário é o representante da Justiça Eleitoral na seção de votação. Cabe a ele receber e identificar os eleitores – seja pela verificação de documentos e coleta de assinaturas, seja pela verificação biométrica –, compor as mesas de votos e justificativas, fiscalizar e desempenhar tarefas logísticas e de organização da seção para a qual foi designado.

A cada eleição, a Justiça Eleitoral convoca eleitores maiores de 18 anos e em situação regular para atuar no dia da votação. A convocação exclui candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, e seu cônjuge; membros de diretórios de partidos políticos, desde que exerçam função executiva; autoridades, agentes policiais e funcionários no desempenho de funções de confiança do Executivo; e funcionários do serviço eleitoral.

O eleitor que atua como mesário tem direito à dispensa do serviço pelo dobro de dias e ao desempate em concursos da Justiça Eleitoral, quando prevista essa possibilidade no edital.

Voluntariado

Para ampliar a participação de mesários voluntários nas eleições, a Justiça Eleitoral criou o Programa Mesário Voluntário, que incentiva a adesão aos serviços eleitorais de maneira consciente e espontânea. Desde 2004, são desenvolvidas ações para estimular a cooperação do cidadão com a realização das eleições. Os interessados podem buscar mais informações nos sites dos tribunais regionais eleitorais ou com a  Ouvidoria do TSE.

Treinamento

Os mesários recebem treinamentos específicos e orientações de técnicos da Justiça Eleitoral para que estejam preparados para atuar no dia das eleições. O treinamento ocorre de forma presencial e à distância. Em 2018, cerca de 180 mil mesários fizeram treinamento à distância. O aplicativo Mesário disponibiliza informações complementares ao treinamento como manuais e vídeos de treinamento, passo a passo para preparar a seção eleitoral e uma série de perguntas e respostas para orientar a atuação do mesário no dia do pleito.  

VP/RR

 

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido