Presidente do TSE conclama eleitores a irem às urnas neste domingo (7) para exercer o voto consciente

Em pronunciamento veiculado em cadeia nacional de rádio e TV, ministra Rosa Weber destaca a importância da participação do eleitor para decidir os rumos da nação

Ministra Rosa Weber durante sessão plenária do TSE

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, em pronunciamento veiculado na noite deste sábado (6), véspera do primeiro turno das Eleições Gerais 2018, conclamou o eleitorado brasileiro a ir às urnas neste domingo (7) para decidir, por meio do voto consciente, os rumos e o destino da nação. O pronunciamento acaba de ser veiculado em cadeia nacional de rádio, e será transmitido na televisão às 20h30.

No primeiro turno destas Eleições, mais de 147 milhões de eleitores comparecerão às mais de 480 mil seções eleitorais para eleger presidente e vice-presidente, governadores e vice-governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais/distritais. Em seu pronunciamento, a ministra Rosa Weber frisou: “Não abramos mão desta chance! Não deixemos que os outros decidam por nós! (...) Compareça amanhã à seção eleitoral e vote com consciência.”

A presidente do TSE assegurou que a Justiça Eleitoral trabalhará neste pleito para garantir o exercício da liberdade de escolha do eleitor, assegurando o sigilo do voto. “Que o passo que será dado amanhã, com o voto consciente e livre de cada um, fortaleça a democracia brasileira, na construção da sociedade justa, solidária e fraterna que todos almejamos, e está estampada na Constituição Cidadã, que ontem completou trinta anos”, finalizou a ministra, desejando um bom voto a todos.

LC/RR

Assista ao vídeo do pronunciamento

Veja abaixo a íntegra do pronunciamento.

 

PRONUNCIAMENTO À NAÇÃO – Dia 06.10.2018

Boa noite!

É da tradição brasileira que a Presidência do Tribunal Superior Eleitoral dirija-se diretamente ao eleitorado na véspera das eleições. Por isso estou aqui pedindo alguns minutos da sua atenção.

Amanhã, 7 de outubro, votaremos para a escolha daqueles que exercerão a Presidência da República e o Governo dos Estados e do Distrito Federal. Também escolheremos nossos legisladores: um Deputado Federal, um Deputado Estadual ou Distrital e dois Senadores.

Somos quase 148 milhões de brasileiros aptos a participar, pelo voto, desta que é chamada a festa da democracia! E esta festa tem a virtude de reafirmar o princípio maior da igualdade entre os cidadãos, pois oportuniza o exercício de um direito que é igual para todos. O voto de cada eleitor tem o mesmo peso, independentemente de qualquer condição pessoal.

E por que enfatizo este particular aspecto?

Eu o faço para lembrar que neste domingo teremos a oportunidade ímpar de decidir, com o nosso voto, sobre os rumos e o destino da nação.
Não abramos mão desta chance! Não deixemos que os outros decidam por nós.

O que define os eleitos é o conjunto de votos válidos, isto é, o total dos votos contabilizados nas urnas com exclusão dos votos nulos e dos votos em branco. 

Compareça amanhã à seção eleitoral e vote com consciência.

E que retornem ao dicionário de nossa vida cívica palavras como diálogo e tolerância. Somos uma sociedade plural, o que nos enriquece como povo. É legítimo e saudável que todos exerçamos nossas escolhas, observadas as regras do jogo democrático, mas o façamos com olhos de ver quem pensa diferente de nós como alguém que merece respeito! Como nós merecemos respeito. Seguramente todos queremos um Brasil melhor!

A Democracia não é obra acabada. É conquista diária, está em permanente construção.

Nós, da Justiça Eleitoral, estaremos trabalhando para garantir o exercício da sua liberdade de escolha, com o sigilo do voto e sem embaraços.
Uma palavra, ainda, sobre a segurança e confiabilidade do nosso sistema eletrônico. As urnas eletrônicas têm sido usadas há vinte e dois anos nas eleições sem sequer um caso comprovado de fraude. Trata-se de instrumento concebido pela equipe técnica do TSE, aperfeiçoado ao longo do tempo, a partir inclusive de testes públicos, de modo a garantir um processo íntegro, ágil e auditável.

Que o passo que será dado amanhã, com o voto consciente e livre de cada um, fortaleça a democracia brasileira, na construção da sociedade justa, solidária e fraterna que todos almejamos, e está estampada na Constituição Cidadã, que ontem completou trinta anos! 

Bom voto a todos!



Ministra Rosa Weber
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

 

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido