TSE explica a partidos como será totalização dos votos e divulgação dos resultados no 2º turno

Reunião no Tribunal contou com a presença de representantes de duas legendas e três entidades

Representantes de partidos em visita ao TSE

Na manhã deste sábado (27), véspera do segundo turno das Eleições 2018, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promoveu uma reunião para explicar como ocorrerá a apuração do resultado das eleições neste domingo (28). Todos os 35 partidos políticos registrados na Corte e oito instituições foram convidados para o evento. A eles será franqueado, neste domingo (28), acesso às dependências do Tribunal para acompanhar a totalização e divulgação dos resultados das eleições. Dentre os convidados, representantes de duas agremiações compareceram: Partido Social Liberal (PSL) e Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Também vieram ao encontro integrantes da  Sociedade Brasileira de Computação (SBC), do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Os representantes dessas cinco instituições foram recebidos pelo secretário-geral da Presidência do TSE, Estêvão Waterloo, pelo diretor-geral, Rodrigo Fleury, e pelo secretário de Tecnologia da Informação (STI), Giuseppe Janino. Após a reunião na Diretoria-Geral, os convidados fizeram um tour pelo prédio da STI para conhecer de perto os locais ocupados e o trabalho realizado pelos servidores do setor de tecnologia durante toda a fase de apuração e totalização dos votos.

Entre os locais que os convidados tiveram acesso está o chamado NOC (Network Operation Center), espaço que funciona 24 horas por dia e é acompanhado em tempo real por servidores da Justiça Eleitoral. Nessa sala, são monitoradas as cerca de 460 mil seções eleitorais no país e no exterior. É nesse ambiente também que chegarão as primeiras informações quando as urnas começarem a ser apuradas.

O secretário de TI explicou o processo de totalização dos votos e divulgação dos resultados. A partir das 17h, com o encerramento da votação em cada seção eleitoral, será emitido um boletim de urna que mostrará quantos votos cada candidato recebeu naquela seção eleitoral. A divulgação oficial dos resultados para o cargo de presidente da República, contudo, só ocorrerá após o encerramento da votação em todo o país.

Devido ao fuso horário brasileiro, os eleitores do Acre serão os últimos a encerrar a votação, pois quando for 17h naquele estado serão 19h em Brasília. Portanto, será a partir das 19h do horário oficial da capital que terá início a divulgação dos resultados, a partir da totalização dos votos nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Após conhecer o núcleo de observação, os convidados seguiram para a sala-cofre, local com seis níveis de segurança, no qual, a cada porta aberta, a anterior deverá ser fechada. Na sala-cofre há um sofisticado sistema de segurança que garante o isolamento dos programas utilizados nas urnas eletrônicas. Somente três servidores têm acesso ao local e, para abri-lo, é necessária a leitura das digitais de dois desses servidores ao mesmo tempo, além de crachá específico.

O acesso a esse ambiente requer a utilização de uma chave que fica guardada em um segundo cofre, também com entrada restrita. O recinto conta com um certificado contra fogo, calor, umidade, gases corrosivos, fumaça, água, arrombamento, acesso indevido, sabotagem, impacto, pó, explosão, magnetismo, armas de fogo e, até mesmo, pequenos terremotos. Além do sistema de votação eletrônico, o cofre guarda os dados de todos os eleitores brasileiros (cadastro eleitoral), inclusive os referentes à biometria (identificação por meio de digitais) e à rede da Justiça Eleitoral.

Ofício enviado pelo TSE

Ainda não há confirmação de quantos partidos e instituições acompanharão a totalização dos votos amanhã no TSE. A Corte Eleitoral enviou, com antecedência, ofício a cada uma das agremiações e entidades convidadas. Aqueles que comparecerem ao TSE neste domingo vão se reunir, às 16h, na Diretoria-Geral. De lá se encaminharão para o prédio da STI, onde poderão acompanhar in loco a totalização e a divulgação dos resultados que revelarão o próximo presidente da República eleito para um mandato de quatro anos. 

CM/RR, RT

26.10.2018 - TSE convida partidos políticos para acompanhar in loco totalização de votos no próximo domingo

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido