Faltam 14 dias: saiba como pesquisar sobre estatísticas eleitorais, prestação de contas e dados de candidatos no site do TSE

Informações estão on-line em páginas de navegação intuitiva, permitindo o acesso simplificado a importantes dados acerca do pleito

Aplicativos Eleições-3

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reúne, em seu portal, informações completas relacionadas às eleições. Clicando no bannerEleições 2018”, no topo da página inicial do site, é possível acessar as normas que regem o pleito, as estatísticas diversificadas sobre as eleições, os dados sobre os registros de candidatura dos políticos, bem como informações sobre financiamento de campanhas e prestação de contas eleitorais.

Estatísticas eleitorais

O link  Estatísticas eleitorais traz gráficos e tabelas com dados sobre os candidatos que concorrerão no pleito de outubro e sobre o eleitorado que vai às urnas. Todas as informações são colhidas do banco de dados dos sistemas de registro de candidaturas da Justiça Eleitoral e do Cadastro Eleitoral.

O usuário pode refinar a sua pesquisa por localidade ao preencher os campos da coluna à esquerda da página e assim obter dados precisos por região, unidade da federação e município. A página reúne dados das eleições 2018, 2016 e 2014. Também é possível exportar todas as informações em planilhas Excel que, ao serem baixadas no computador, permitem a realização de ampla pesquisa, com cruzamento de dados.

Na aba “Candidaturas” é possível encontrar o quantitativo total dos pedidos de registros de candidatos e a situação de suas candidaturas - apto, inapto e cadastrado -, bem como o motivo do indeferimento dos registros. A página permite a realização de pesquisas relativas a gênero, estado civil, faixa etária, cor/raça, grau de instrução, ocupação, gênero x faixa etária e coligação/partido isolado x gênero. Além disso, é possível acessar a relação de candidatos por nome e saber a qual cargo concorre, o seu nome de urna e seus dados no Sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais.

Na aba “Eleitorado” também é possível acessar dados de eleitores discriminando os que já votam com biometria e refinando a informação por município. Há dados relativos aos pleitos de 2018, 2016 e 2014 e informações sobre a evolução do eleitorado de 2014 a 2018.

Em relação às eleições deste ano, estão visíveis o quantitativo de cidades no exterior onde ocorrerá a votação em outubro, além da evolução do eleitorado nas eleições dos últimos anos.

Informações sobre eleitores que decidiram utilizar o nome social e aqueles que declararam algum tipo de deficiência física também estão disponíveis, além de dados como gênero, faixa e pirâmide etária, estado civil e grau de instrução. A exemplo da aba “Candidaturas”, é possível cruzar esses dados entre si e, assim, traçar um perfil mais detalhado dos eleitores brasileiros.

DivulgaCandContas

Informações detalhadas de todas as candidaturas registradas na Justiça Eleitoral para as Eleições de 2018 estão disponíveis para consulta pública no Sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, o DivulgaCandContas. As informações disponíveis são extraídas dos dados inseridos pelos partidos e candidatos no Sistema de Candidaturas (Cand) e no Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE). O DivulgaCandContas é atualizado diariamente, três vezes ao dia, às 8h, 14h e 20h.

Na página inicial do sistema há uma tabela com o quantitativo de candidatos que disputarão as eleições de outubro por cargo: presidente da República, governador, senador e suplentes, deputado federal, estadual e distrital. Para obter informações sobre as candidaturas à presidência e à vice-presidência da República, o usuário deverá clicar na figura do mapa do Brasil e, em seguida, no cargo de seu interesse. A partir daí a internauta terá acesso à lista de todos os candidatos registrados, por ordem alfabética, com os seguintes dados: nome que aparecerá na urna eletrônica, nome civil completo, número de urna, situação do registro de candidatura, nome civil, partido e nome da coligação.

Ao clicar no nome de urna dos candidatos, abre-se uma página com os dados biográficos detalhados do político e a movimentação financeira de sua campanha eleitoral. Nessa página também estão disponíveis, à direita, links para página com as informações do respectivo candidato a vice-presidente e para o plano de governo da chapa. À esquerda é possível acessar a relação de bens declarados pelo candidato e o histórico de todas as eleições em que ele concorreu.

A página também disponibiliza informações sobre a situação do pedido de registro de candidatura do político, data de nascimento, gênero, cor ou raça, estado civil, nacionalidade e naturalidade, grau de instrução, ocupação, nome e composição da sua coligação, endereços das páginas na internet e redes sociais do candidato, bem como o limite de gastos de campanha para o cargo a que concorre.

Também é possível acompanhar a prestação de contas de campanha eleitoral do candidato. Receitas, despesas, extratos bancários, notas fiscais eletrônicas e movimentações bancárias são algumas das informações disponíveis. Dívidas e sobras de campanha, discriminadas pela origem, como o Fundo Partidário, Fundo Especial de Financiamento de Campanhas (FEFC) e outros recursos também podem ser visualizados.

E não é só isso: dados detalhados sobre as receitas e as despesas podem ser verificados diariamente, conforme são informados pelo candidato no prazo de 72 horas determinado pela legislação eleitoral. É possível também verificar a concentração de despesas, bem como o ranking dos doadores e fornecedores.

As mesmas informações estão disponíveis nos perfis dos candidatos a governador, deputado federal, deputado estadual/distrital e senadores. Para acessá-las, basta clicar na figura da respectiva região e, depois, no estado de interesse.

O DivulgaCandContas permite fazer pesquisas mais detalhadas tendo como base os dados das prestações de contas eleitorais. Assim, é possível consultar doadores e fornecedores; limites de gastos por estados e cargo; sobras e dívidas de campanha; recursos de financiamento coletivo repassados pelas empresas de crowdfunding e, também, verificar a distribuição de recursos e gastos de campanha entre doadores e fornecedores por candidatos e partidos políticos.

O sistema também possibilita fazer um comparativo entre candidatos sobre o total de recursos arrecadados e gastos de campanha. Além de todas essas facilidades, o DivulgaCandContas permite o acesso à página de Estatísticas Eleitorais e ao Repositório de Dados Eleitorais, que disponibiliza, de modo ainda mais detalhado, todas as informações acerca dos candidatos e da movimentação financeira de suas campanhas eleitorais.

Repositório de dados eleitorais

Trata-se de uma compilação de informações “brutas” das eleições, desde 1945, voltada para pesquisadores, imprensa e pessoas interessadas em analisar os dados de candidatos, eleitorado, pesquisas eleitorais, prestação de contas eleitorais, prestação de contas partidárias e resultados das eleições.

Todos os arquivos fornecidos estão em formato txt e podem ser importados para qualquer programa estatístico, base de dados ou planilha eletrônica. Dessa forma, o pesquisador consegue filtrar e cruzar os dados. 

Uma maneira fácil é renomear a extensão do arquivo para “.csv” e abrir no Excel (para tanto, basta clicar com o botão direito do mouse do arquivo zipado). Para saber o que significam os rótulos das colunas do Excel, é importante  ler  o arquivo em  pdf. intitulado “Leia-me”, disponível em cada pasta, e ficar atento à data de geração do arquivo.

IC, RG/RR, DM

 

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido