Dia Internacional da Checagem de Fatos movimenta as redes sociais do TSE

Evento marca o dia seguinte ao Dia da Mentira e busca conscientizar sobre a importância de se apurar notícias que são compartilhadas pela internet

Fake News

Nesta terça-feira (2), os perfis da Justiça Eleitoral (JE) nas redes sociais divulgarão uma série de conteúdos com as hashtags #NaDúvidaNãoCompartilhe, #FactCheckingDay, #FactCheckIt e #FakeNewsNão. A ação de comunicação será feita em celebração ao 2 de abril, seguinte ao “Dia da Mentira”, considerado o “Dia Internacional da Checagem de Fatos” (no original, International Fact-Checking Day). A data tem o intuito de destacar que a responsabilidade pela apuração de notícias disseminadas pelas redes sociais não deve ser obrigação apenas de profissionais e organizações que atuam na área, mas de qualquer pessoa.

O material visa a orientar o público sobre como proceder para apurar as notícias que chegarem por meio da internet. Também serão novamente divulgados alguns vídeos da série “Mitos Eleitorais”, que desmentem diversas notícias falsas que frequentemente circulam pela web envolvendo a Justiça Eleitoral e o sistema eleitoral brasileiro, propagando a desinformação e o alarmismo.

A iniciativa de instituir uma data para destacar a importância da verificação da veracidade das notícias antes de divulgá-las partiu da Rede Internacional de Checagem de Fatos (International Fact-Checking Network).

Seminário

O TSE também realizará o Seminário Internacional Fake News e Eleições, nos dias 16 e 17 de maio, no Auditório I do Tribunal, em Brasília. Organizado com o apoio da União Europeia, o evento reunirá alguns dos mais importantes especialistas no tema, que debaterão estratégias e abordagens para combater a proliferação de notícias falsas ou caluniosas durante o processo eleitoral.

Participarão do seminário dirigentes do Facebook, Google, Twitter e WhatsApp, ao lado de especialistas do Departamento Federal de Investigação (FBI) dos Estados Unidos, da Polícia Federal, da Organização dos Estados Americanos (OEA) e do Poder Judiciário. Também estarão presentes nas discussões representantes da imprensa, de universidades e de organizações nacionais e internacionais de apuração de fatos, entre outros convidados.

Combate às notícias falsas e caluniosas

Como órgão responsável pela gestão das eleições no Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vem tomando providências para esclarecer os eleitores sobre os perigos da disseminação de conteúdo falso ou calunioso – as chamadas fake news – por meio das redes sociais e ferramentas de trocas de mensagens, especialmente em períodos eleitorais.

Esse foi o objetivo, ainda em 2017, da criação do Conselho Consultivo sobre Internet e Eleições. O colegiado foi criado com a incumbência de desenvolver pesquisas e estudos sobre as normas eleitorais e a influência da internet nas eleições, atento principalmente ao risco da propagação de notícias falsas e ao uso de robôs para esse fim.

Durante o período eleitoral de 2018, além de uma atuação consistente na comunicação direta com o eleitor, principalmente por meio de seus perfis nas redes sociais Twitter, Facebook e YouTube, o TSE também firmou acordos com veículos de comunicação, plataformas on-line, serviços de apuração de fatos e entidades da sociedade civil para combater a reprodução constante de fake news.

Durante aquele período, as entidades envolvidas nesse trabalho se esforçaram para detectar, apurar e, conforme o caso, desmentir as inverdades o mais rápido possível. Em alguns casos em que foram detectadas atividades criminosas, os responsáveis pela divulgação dessas notícias foram denunciados aos órgãos competentes pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

Foi criada ainda uma página no Portal do TSE dedicada exclusivamente a desmentir as notícias falsas que circularam na internet durante as Eleições Gerais de 2018. Essa página recebe relatos de materiais que circulam pelas redes sociais e ferramentas de trocas de mensagens, apresentando a versão oficial dos fatos. Além disso, divulga vídeos curtos com esclarecimentos sobre a segurança e a lisura do processo eleitoral brasileiro.

RG/LC, DM

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido