Especialista ressalta papel da educação cidadã no fortalecimento da solidariedade

Professora Acácia Kuenzer fez, no VIII Eneje, palestra sobre metodologias ativas na área

Professora Acacia Zeneida Kuenzer durante VIII Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitor...

Em palestra proferida nesta sexta-feira (5), no VIII Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais (Eneje), a professora e doutora Acácia Kuenzer, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ressaltou o papel fundamental da educação para a cidadania no resgate de laços de solidariedade e no entendimento de que “sozinhos não mudaremos a realidade”. Aberto na noite de quinta-feira (4) pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber, o evento, que ocorre na sede do TSE, em Brasília, será encerrado na tarde desta sexta-feira (5).

Ao falar sobre o tema “Utilização de metodologias ativas em ações de educação para a cidadania”, Acácia Kuenzer afirmou que é preciso ter um projeto de utopia comum e que, dentro de um projeto de cidadania, essa utopia se traduz na construção de relações efetivamente democráticas não só na política, mas nas possibilidades de trabalho e de amplo acesso à cultura pela população. “Se a gente continuar pensando que cidadania diz respeito apenas ao direito de eleger e de ser eleito, e não pensarmos no conceito real de cidadania, vamos fazer pouco”, disse a professora.

Acácia enumerou as etapas de planejamento que orientadores e professores podem seguir para estimular a participação ativa (o protagonismo) de alunos e tornar mais interessantes os debates sobre questões ligadas à cidadania, entre outros assuntos. Pelo roteiro traçado, esse objetivo pode se alcançado a partir de fatores como conhecimento da realidade que se quer debater, exposição dialogada, metodologias de incentivo à participação dos estudantes e a revelação dos resultados e controvérsias apuradas durante todo o processo de discussão. A especialista citou o problema das fake news como um tema que pode ser examinado por professores e alunos seguindo esse roteiro prévio. 

Segundo a educadora, os programas voltados à educação para a cidadania são, ainda, muito focados em aulas expositivas, enquanto que, para conhecermos algo, precisamos atuar intelectualmente para desvendá-lo, sendo essa a grande justificativa para a introdução de metodologias ativas no campo educacional. “Eu não conheço quando o professor fala, eu sou mero espectador. Eu só conheço quando eu entro em contato com o conhecimento elaborado por outros e construo os meus próprios significados”, disse Kuenzer.

Entre as metodologias ativas sugeridas por ela, que podem ser usadas para incentivar o aluno a identificar o problema e ser o protagonista nas reflexões sobre cidadania, estão a chamada “tempestade de ideias” (brainstorm) e diversos tipos de práticas em grupo.       

EM/JB, DM

Leia mais:

05.04.2019 - Integrantes das Escolas Judiciárias Eleitorais debatem projetos para o futuro no VIII Eneje

04.04.2019 - Ministro Fachin anuncia audiência pública sobre sistematização da legislação eleitoral

04.04.2019 - Em palestra, ministro Barroso defende reforma do sistema eleitoral brasileiro

04.04.2019 - Presidente do TSE ressalta importância das escolas eleitorais para a construção de uma cultura cidadã

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido