Carlos Velloso Filho toma posse como ministro substituto do TSE

Solenidade ocorreu na noite desta quinta-feira (1º), no Plenário da Corte Eleitoral, em Brasília

Cerimônia de Posse do jurista Carlos Velloso filho como ministro  Substituto do TSE

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, deu posse nesta quinta-feira (1º) ao novo ministro substituto da Corte na classe dos advogados, Carlos Mário Velloso Filho.  A solenidade ocorreu no Plenário do Tribunal, em Brasília.

Escolhido em lista tríplice apresentada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Velloso foi nomeado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, em 5 de julho, para a vaga deixada pelo ministro Sérgio Banhos, nomeado ministro efetivo em abril deste ano.

Após a cerimônia de posse, a presidente do TSE enalteceu a qualificação técnica do “renomado jurista” Carlos Mário Velloso Filho e manifestou a certeza de que o novo ministro contribuirá para a consolidação da jurisprudência eleitoral.

A mesa de cerimônia foi composta pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, pela procuradora-geral Eleitoral, Raquel Dodge, pelo membro honorário vitalício da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, e pelos ministros do TSE Edson Fachin, Jorge Mussi, Og Fernandes, Tarcisio Vieira de Carvalho Neto e Sérgio Banhos.

Perfil

Carlos Mário Velloso Filho é formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e já atuou como conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB 1995-1998) e como vice-presidente da OAB-DF (2001-2003). Atualmente, integra o Conselho Superior do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e o Conselho Curador do Instituto Victor Nunes Leal (IVNL). Também é autor de diversas publicações e palestrante regular em temas relacionados com a prática do Direito perante tribunais superiores brasileiros.

Composição

O Tribunal Superior Eleitoral é composto por, no mínimo, sete ministros titulares, sendo três provenientes do Supremo Tribunal Federal, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois da classe dos advogados.

MC/LC, DM

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido