Você sabe o que é revisão do eleitorado? O Glossário Eleitoral explica

Serviço disponibiliza, em ordem alfabética, expressões usadas pelos operadores do Direito na área eleitoral

Glossário da Justiça Eleitoral

Revisão do eleitorado é o procedimento pelo qual os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) convocam os eleitores inscritos em uma Zona Eleitoral (ZE) para que compareçam pessoalmente ao cartório eleitoral ou em postos criados para atender a esse objetivo, a fim de se verificar a regularidade de sua inscrição eleitoral. É dessa maneira que o Glossário Eleitoral Brasileiro, disponibilizado no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet, define essa importante medida de apuração do número de eleitores inscritos em uma determinada ZE.

Também o TSE, ao conduzir o processamento dos títulos eleitorais, determinará de ofício a revisão ou a correição das zonas eleitorais, nas hipóteses previstas na Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições).

O Glossário

O Glossário Eleitoral Brasileiro esclarece, em mais de 300 verbetes, termos empregados pelos operadores do Direito na área eleitoral. O serviço contém referências doutrinárias e informações históricas sobre as expressões jurídicas adotadas na Justiça Eleitoral, ramo especializado do Judiciário brasileiro.

Para facilitar o acesso do internauta, os termos estão reunidos em ordem alfabética, propiciando uma consulta simples e rápida pelo cidadão.

Assista também, no canal da Justiça Eleitoral no YouTube, aos vídeos produzidos pelo Núcleo de Rádio e TV da Assessoria de Comunicação do TSE com verbetes do Glossário.

EM/LC, DM

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido