Coleção “Sistematização das Normas Eleitorais” é apresentada em evento comemorativo ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Polianna Santos, assessora do gabinete do ministro Edson Fachin, destacou o Eixo Temático VII da publicação, que trata das minorias no processo eleitoral

Dra. Polianna Pereira dos Santos do TSE, durante Comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com ...

Durante o evento que está celebrando o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência no TSE, nesta sexta-feira (6), Polianna Santos, assessora do Gabinete do ministro Edson Fachin, apresentou aos participantes a Coleção Sistematização das Normas Eleitorais (SNE). Na ocasião, ela destacou o Eixo Temático VII da obra, que se refere à participação das minorias no processo eleitoral.

Integrante da coordenação executiva do Grupo de Trabalho (GT) de Sistematização das Normas Eleitorais, Polianna enfatizou que, muito sensível à temática, o ministro Fachin, coordenador do GT, criou o Eixo Temático VII, que trata de mulheres, negros, indígenas e, especificamente, das pessoas com deficiência. A assessora explicou que o trabalho foi colaborativo, com a participação de vários grupos da sociedade civil organizada, entre eles os que abordaram o tema da acessibilidade.

“Entre as coisas que o Eixo Temático VII trata, estão a utilização da terminologia adequada, não discriminatória, o desenvolvimento de um orçamento não discriminatório e a atenção ao atendimento dessas pessoas, porque aqui é a Casa da Democracia. Então, todo o material produzido e a comunicação desenvolvida têm de ser acessível a todos, para promover a cultura de integração”, explicou Polianna.

A assessora também lembrou que a Coleção SNE pode ser acessada no Portal do TSE. No evento, Polianna distribuiu a versão impressa da publicação e uma cartilha com a linha do tempo do trabalho, inclusive em braile.

Grupo Acesso Livre

Ainda nesta manhã, alunas da Universidade de Brasília (UnB) falaram sobre as atividades do Grupo Acesso Livre, que desenvolve pesquisas e presta assessoria nas áreas de tradução audiovisual e acessibilidade artística e cultural – cinema, televisão, fotografia, videojogos e teatro – para as pessoas com diversidade sensorial.

Viviane Santos, deficiente visual e consultora de audiodescrição do Acesso Livre, falou sobre as várias assessorias e visitas guiadas que prestou, como no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Ela frisou que ações como a de hoje são muito importantes, mas que as reflexões sobre as pessoas com deficiência devem ser diárias, e a acessibilidade deve ser pensada em todos os sentidos. Saiba mais sobre o Grupo Acesso Livre.

Confira a programação do evento em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que será encerrado pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber, na tarde desta sexta-feira (6).

GA/LC, DM

Veja o foi que já foi publicado sobre o evento:

06.12.2019 - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado no TSE

30.09.2019 - Grupo de Trabalho apresenta conclusões de estudos sobre Sistematização das Normas Eleitorais

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido