Programa de acessibilidade da Justiça Eleitoral recebe prêmio internacional nesta quinta-feira (21)

O juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Fernando Mello apresentará a iniciativa durante a Conferência Zero Project 2019, no escritório da ONU, na Áustria

Programa de acessibilidade da Justiça Eleitoral vence prêmio Projeto Zero 2019

O Programa de acessibilidade da Justiça Eleitoral foi um dos projetos brasileiros ganhadores do Zero Project 2019 (Projeto Zero) na categoria “Melhores práticas e políticas inovadoras mundiais na área de vida independente e participação política de pessoas com deficiência”. A premiação ocorrerá nesta quinta-feira (21), durante a Conferência Zero Project 2019 (Zero Project  Conference 2019, em inglês), que será realizada no escritório das Nações Unidas (ONU), em Viena, Áustria. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será representado no evento pelo juiz auxiliar da Presidência da Corte Fernando Mello. Na ocasião, Mello apresentará a iniciativa para mais de 500 participantes de mais de 70 países.

O programa Zero Project é uma iniciativa da Fundação Essl, organização sem fins lucrativos que, desde 2008, desenvolve trabalhos relacionados aos direitos das pessoas com deficiência em todo o mundo. O programa vencedor da Justiça Eleitoral integrará um banco de dados compartilhado em todo o planeta, que reúne mais de quatro mil especialistas em deficiência, em cerca de 170 países. Esse banco já conta com 150 práticas inovadoras e efetivamente implantadas.

Na avaliação do juiz auxiliar da presidência do TSE Fernando Mello, a iniciativa da Justiça Eleitoral permite o avanço e o aprimoramento de medidas e políticas de acessibilidade a cada eleição, além da completude do Programa de Acessibilidade da Justiça Eleitoral, cumprindo minuciosamente a orientação da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

O evento, iniciado hoje (20), encerra-se no próximo dia 23.

O programa

Criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Programa foi instituído em 2012, por meio da Resolução TSE nº 23.381/12. Sua meta é implantar gradualmente medidas para remover barreiras físicas, arquitetônicas, de comunicação e de atitudes, sempre com o objetivo de promover o acesso, amplo e irrestrito, com segurança e autonomia, de pessoas com deficiência ou mobilidade diminuída no processo eleitoral.

Práticas inovadoras

Em junho de 2018, o Tribunal Superior Eleitoral criou o Grupo de Trabalho “Projeto Zero”, por meio da Portaria TSE nº 543/2018, que inscreveu o Programa de Acessibilidade da Justiça Eleitoral no Zero Project.

A inscrição do programa foi concluída em junho de 2018. A partir daí foram respondidos vários questionamentos feitos pela Fundação Essl, o que resultou, por fim, na seleção da iniciativa como uma das práticas mais inovadoras e capazes de promover melhores condições de vida para as pessoas com deficiência.

Além do juiz Fernando Mello, que atuou como coordenador do grupo de trabalho, participam das atividades o coordenador substituto, Ronaldo Assunção Sousa do Lago, o ex-ministro substituto do TSE Joelson Dias (que propôs ao Tribunal a análise da acessibilidade eleitoral) e o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Tocantins (TRE-TO), José Machado. O Grupo de Trabalho continuará atuando para propor melhorias ao programa e desenvolverá estudos sobre o tema.

Leia a íntegra da Resolução TSE nº 23.381/12, que instituiu o Programa de Acessibilidade da Justiça Eleito

 

IC,RR/DM

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido