Informação e cidadania: notícias divulgadas no Portal da Corte aproximam eleitores da Justiça Eleitoral

Em 2018, os cerca de mil conteúdos informativos publicados na área de notícias do Portal registraram 32.116.238 acessos

Noticias TSE

Manter os cidadãos informados sobre as ações da Justiça Eleitoral relacionadas à organização das eleições e à prestação de serviços aos eleitores no Brasil e no exterior. Divulgar as principais decisões proferidas pelos ministros, individualmente, ou pelo Plenário da Corte. Essas são algumas das principais tarefas da área de Imprensa da Assessoria de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (Ascom/TSE).

Os conteúdos produzidos pela Ascom são disponibilizados na página inicial e na aba “Notícias” do Portal de internet do TSE. Só no ano passado foram publicados 1.003 conteúdos informativos, matérias em formato jornalístico em sua maioria, que, no total, registraram 32.116.238 acessos.

Entre as capitais brasileiras, a cidade de São Paulo é a localidade cuja população mais se conecta à página de notícias no site do TSE, seguida por Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Curitiba. A maioria dos acessos ocorre por meio de dispositivos móveis (celulares, tablets e notebooks), e o tempo médio de permanência na página é de 44 segundos por conexão.

Prestação de serviço aos eleitores

No geral, as notícias com o maior número de acessos são as que tratam de serviços de interesse dos eleitores. Ao longo de 2018, por exemplo, a notícia mais acessada, com 6.178.238 visualizações, foi publicada no final do mês de abril com nome “Tudo o que você precisa saber para regularizar o título de eleitor”. Em seguida vieram as publicações “Saiba como justificar o voto em caso de ausência às urnas”, com 1.428.013 acessos, e “Conheça as atribuições dos cargos que estarão em disputa nas Eleições 2018”, visualizada 1.365.860 vezes.

A página de Notícias do Portal do TSE conta ainda com um espaço de “Notícias Em Destaque”, além de links de acesso para outros conteúdos produzidos pela Ascom, a exemplo das “Campanhas Publicitárias”, “Artigos e Discursos”, “Coberturas Especiais” e “Reportagens Especiais”. Também é possível acessar as mídias sociais e o perfil do Tribunal no Flickr, onde está concentrado todo o acervo de fotos, também produzido pela área de Imprensa da Ascom. Somente em 2018, o arquivo bruto, que reúne todas as imagens produzidas no ano, totalizou 57.262 itens. São registros fotográficos diversos sobre o dia a dia do Tribunal da Democracia. 

Além de produzir e veicular conteúdos informativos, a área de Imprensa da Ascom é responsável por atender um grande volume de pedidos de informação de diversos veículos de comunicação nacionais e internacionais. No decorrer de 2018, ano eleitoral, a Assessoria recebeu, aproximadamente, 5.400 solicitações de diferentes tipos de mídia. A maior parte dos pedidos constituiu-se de informações sobre assuntos relacionados ao pleito, tais como dados dos processos de registro de candidaturas e informações úteis direcionadas ao eleitorado, partidos e candidatos.

Essa preocupação com a prestação correta e tempestiva de informações de interesse público rendeu ao TSE reconhecimento nacional e internacional. Diversos prêmios já foram conquistados pelo Tribunal, por exemplo, no Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom). E, em janeiro do ano passado, a página de notícias do Portal do Tribunal foi avaliada e reconhecida por um júri internacional reunido pela ONG Transparencia Electoral para analisar sites de órgãos eleitorais e partidos políticos na América Latina.

JP/LR, DM

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido