Assistentes virtuais do TSE auxiliam os eleitores nas redes sociais

Por meio dos chamados bots, é possível acessar serviços e informações sobre situação eleitoral, local de votação e número do título

Justiça Eleitoral disponibiliza aplicativo que exibe a totalização de votos durante a eleição

Presentes nos perfis oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas redes sociais Twitter, Facebook e Google Assistant, os assistentes virtuais – ou, na linguagem técnica, bots – ajudam os internautas a acessarem diversos serviços gratuitos que são oferecidos pela Justiça Eleitoral.

Com a ajuda dessas ferramentas, os eleitores têm, entre outras, informações sobre situação eleitoral, local de votação e número do título, além de serviços como emissão da Certidão de Quitação Eleitoral, aplicativo e-Título, biometria, prazos e procedimentos eleitorais. Ao ser acionado, o robô virtual direciona o usuário diretamente à página de consulta.

É muito fácil acionar qualquer um dos bots. No caso do Twitter e do Facebook, basta acessar o perfil do TSE e clicar na ferramenta de envio de mensagens privadas. Ali, o usuário já será atendido pelo assistente virtual.

Já no Google Assistant, presente nos smartphones com sistema operacional Android, o contato com o assistente virtual se dá ao acionar o aplicativo e dizer a solicitação ou dúvida. Caso o usuário não possa falar, o aplicativo também permite que os termos da pesquisa sejam digitados.

RG/JB

 

Últimas notícias postadas

Recentes