Conexão Eleitoral: base de dados do ICN pode ser usada pelo INSS para batimento de informações

Programa vai ao ar pela TV Justiça às segundas-feiras, às 19h30

Conexão Eleitoral

O Conexão Eleitoral desta semana destaca que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou tratativas com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o uso da base de dados do programa Identificação Civil Nacional (ICN) na checagem de informações dos cidadãos cadastrados na Previdência Social. O objetivo é reduzir fraudes previdenciárias.

O programa também traz um alerta aos eleitores. Páginas na internet estão cobrando pela emissão da Certidão de Quitação Eleitoral, que é gratuita. O documento pode ser emitido no Portal do TSE, sem a necessidade de intermediários.                                                                                    

A edição ainda fala sobre o prazo de justificativa dos brasileiros que estavam no exterior durante as Eleições de 2018 e não votaram. Esses eleitores têm até 30 dias para justificarem a ausência após o retorno ao Brasil.

O programa

Produzido pelo Núcleo de Rádio e TV da Assessoria de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (Ascom/TSE), o Conexão Eleitoral vai ao ar pela TV Justiça às segundas-feiras, às 19h30. As reprises ocorrem nos seguintes dias e horários: terças, às 21h; quintas, às 11h30; sextas, às 21h; sábados, às 4h30; e domingos, às 11h30.

O programa também está disponível na página da Justiça Eleitoral no YouTube.

AN/JB

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido