Grupo de Trabalho da Comunicação da Justiça Eleitoral reúne-se no TSE

Encontro marcou o início dos trabalhos do GT, que vai planejar as ações de comunicação para as Eleições Municipais de 2020

GT de Comunicação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou nesta quinta-feira (13) a primeira reunião do Grupo de Trabalho Comunicação (GT Comunicação), criado para realizar estudos visando ao aprimoramento e ao planejamento das ações de comunicação para as Eleições Municipais de 2020. O grupo volta a se reunir nesta sexta-feira (14) para concluir a pauta desse primeiro encontro de trabalho.

A reunião foi presidida pela assessora-chefe de Comunicação (Ascom) do TSE e coordenadora do GT, Ana Cristina Rosa, e contou com a participação de integrantes da Corte Superior e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Ana Cristina destacou a importância de se iniciar o debate para a criação de uma política nacional de comunicação no âmbito da Justiça Eleitoral e da participação ativa dos servidores e colaboradores como agentes multiplicadores no combate à desinformação nas eleições.

Ao avaliar o processo eleitoral do ano passado, o GT concluiu que reduzir o impacto da geração e disseminação de fake news durante as eleições é uma prioridade da área de comunicação da Justiça Eleitoral. Para tanto, o TSE e os TREs se mobilizarão para aperfeiçoar os canais de comunicação com a sociedade e com o público interno, coibir a disseminação de notícias falsas, aprimorar o código de conduta dos servidores, fortalecer a comunicação da Justiça Eleitoral nas mídias sociais e ampliar as campanhas de conscientização do eleitor.

Nesta sexta-feira (14), o Grupo se reunirá durante todo o dia para debater as ações, campanhas e estratégias de comunicação para o biênio 2019/2020.

Sobre o Grupo de Trabalho

A normatização do GT Comunicação no âmbito da Justiça Eleitoral está prevista na Portaria TSE nº 316, com a alteração redacional dada pela Portaria TSE nº 368. O GT conta com integrantes da Corte Superior e dos TREs de cada região do país. Ao todo, integram a equipe 21 membros ligados às áreas de Comunicação, Gestão Eleitoral, Tecnologia da Informação e Gestão Estratégica e Socioambiental.

O GT tem entre suas atribuições as seguintes: promover a melhoria e a inovação dos procedimentos de comunicação, bem como seus impactos no processo eleitoral; mapear e aprimorar as ações atualmente existentes para corresponder às expectativas da sociedade, de entidades e de órgãos governamentais diretamente envolvidos no pleito; e oferecer suporte aos questionamentos encaminhados pelos TREs.

O GT Comunicação permanecerá em vigor até 31 de dezembro de 2020.

MC/LC, DM

Leia mais:

23.05.2019 – TSE cria Grupo de Trabalho para planejar ações de comunicação para as Eleições 2020


icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido