TSE promove ações sociais em prol de comunidades carentes

Campanha do agasalho do Tribunal arrecadou este ano mais de 600 peças, que serão doadas à população em situação de rua

Campanha Solidária

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza, todos os anos, diferentes ações sociais voltadas à comunidade local. Um dos projetos de destaque, em benefício de pessoas carentes, é a campanha anual do agasalho. Com o mote “Doe amor, aqueça quem mais precisa”, a campanha do agasalho do Tribunal este ano arrecadou mais de 600 peças, entre elas casacos, cobertores, edredons, roupas e calçados. O material será destinado à população em situação de rua, no Distrito Federal.

Cada andar da Corte Eleitoral recebeu uma caixa de coleta, onde os servidores e colaboradores puderam deixar a sua doação. A titular da Seção de Responsabilidade Social Corporativa do TSE, Ivone Santos, explica que, para estimular as contribuições, foi estipulado um prêmio para o andar ou para a coordenadoria que tivesse doado o maior número de peças: o título de “Andar Solidário do TSE” ou de “Coordenadoria Solidária do TSE”. O resultado será anunciado nesta quarta-feira (26).

O Dia do Vovô é outra importante ação social realizada pelo TSE. Comemorado no dia 26 de julho, este ano o lema será “O amor nunca envelhece”. A ideia é receber de servidores e colaboradoresfraldas geriátricas, kits de higiene pessoal e medicamentos de uso genérico, entre outros, no período de 29 de julho a 8 de agosto. As doações arrecadadas serão entregues aos idosos no segundo semestre deste ano.

Outras ações

Em 2016, o projeto Começar de Novo foi instituído no âmbito da Justiça Eleitoral (JE), em parceria com o Ministério da Justiça. A iniciativa, criada em 2009 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), consiste na contratação de trabalhadores inseridos ou egressos do sistema prisional, a fim de promover a cidadania e reduzir a reincidência de crimes.

 O objetivo do programa é reinserir e melhorar a relação com esse público ou com aqueles que cumprem penas ou medidas alternativas, mas que já estão em condições de passar por um processo de ressocialização. Hoje, o TSE conta com quatro egressos do sistema prisional trabalhando em suas unidades.

 Outro projeto de inserção, o Programa de Aprendizagem do TSE existe desde 2006 e já capacitou cerca de 300 menores aprendizes. Seu objetivo é inserir menores aprendizes no mercado de trabalho, oferecendo a oportunidade de acesso ao primeiro emprego. As vagas são oferecidas a adolescentes de famílias de baixa renda.

 O programa fornece condições para o desenvolvimento pessoal, profissional, educacional e social dos aprendizes, colaborando para o amadurecimento e a descoberta de uma série de valores que esses jovens passam a cultivar com interesse e satisfação.

IC/LC, DM

 

 

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido