O que é pesquisa eleitoral? O Glossário do TSE responde

Serviço explica ao cidadão expressões e conceitos usados pela Justiça Eleitoral ao longo da história

tre-pr glossário

Pesquisa eleitoral é a indagação feita ao eleitor, em um determinado momento, sobre a sua opção a respeito dos candidatos que concorrem em uma eleição. É dessa maneira que o Glossário Eleitoral Brasileiro esclarece ao cidadão esse importante conceito, que sinaliza a preferência da opinião pública nos meses que antecedem uma eleição.

Entidades e empresas que realizam pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou a candidatos são obrigadas a registrar cada uma delas na Justiça Eleitoral, até cinco dias antes da divulgação, conforme o art. 33 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97). Essa obrigação é exigida a partir de 1º de janeiro do ano do pleito.

O Glossário

O Glossário Eleitoral Brasileiro explica, em mais de 300 verbetes, termos empregados pela Justiça Eleitoral. O serviço traz referências doutrinárias e informações históricas sobre as expressões jurídicas adotadas por esse ramo especializado da Justiça.  

Para facilitar o acesso do internauta, os termos estão reunidos em ordem alfabética, bastando uma consulta simples no enunciado ou expressão para que o usuário obtenha os esclarecimentos.

Assista também, no YouTube da Justiça Eleitoral, aos vídeos produzidos pelo Núcleo de Rádio e TV da Assessoria de Comunicação do TSE com verbetes do Glossário.

EM/JB, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido