Seminário no TSE marcará 10 anos de uso do Linux na urna eletrônica

Encontro com profissionais de tecnologia será no dia 29 de maio, na sede do TSE

Seminário 10 anos do Linux na Urna.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza, no próximo dia 29 de maio, o Seminário 10 anos do Linux na Urna. O evento ocorrerá no Auditório I da Corte, em Brasília, das 16h às 18h. O seminário é voltado a profissionais e estudantes da área de Tecnologia da Informação, servidores e colaboradores ligados à área e ao público geral interessado no tema. As inscrições podem ser feitas até as 17h do dia do encontro em link específico para o público externo e para os integrantes dos quadros da Justiça Eleitoral.

Durante as Eleições Municipais de 2008, todas as urnas eletrônicas utilizadas na votação passaram a funcionar com o sistema operacional Linux. A medida representou um grande avanço, uma vez que todo o conjunto de software da urna foi reconstruído para o novo sistema operacional que seria utilizado a partir de então.

O trabalho foi realizado pela Seção de Voto Informatizado, ligada à Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE. Na ocasião, a equipe adaptou o chamado “kernel” do Linux e desenvolveu os drivers e bibliotecas, além de todos os aplicativos da urna. Todos os testes foram feitos por pessoas da própria equipe dedicadas a essa tarefa. A nova plataforma de software que passou a ser utilizada foi batizada de Uenux, uma junção de urna eletrônica com o Linux.

A implantação do Uenux foi um marco para a Justiça Eleitoral, que passou a ter o domínio completo do software da urna. A novidade promoveu a estabilidade, a segurança e a auditabilidade que existem até hoje no sistema brasileiro de votação.

Do ponto de vista mais amplo, o Uenux também representa um marco para a engenharia brasileira, na medida em que foi considerado, à época, o maior projeto de migração de software para Linux no Brasil. Isso porque foram cerca de 500 mil equipamentos que entraram em operação ao mesmo tempo, executando a mesma versão do software em todas as máquinas. O encontro da próxima semana servirá para marcar os 10 anos desse feito e promoverá a troca de experiências com a comunidade técnica.

O Seminário 10 anos do Linux na Urna contará com transmissão ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube. O evento é aberto à imprensa.

Programação

A abertura do evento será realizada às 16h pelo secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, e pelo coordenador de Sistemas Eleitorais do Tribunal, José Melo. Na sequência, será apresentado o painel “História do Uenux – passado, presente e futuro”, com o servidor da Seção de Voto Informatizado do TSE Rodrigo Coimbra.

Às 17h20, os participantes acompanharão o painel “Conquistas do Uenux – uma visão de usuário”, com a secretária de TI do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Acre, Rosana Magalhães, e com o secretário de TI do TRE do Ceará, Carlos Sampaio. As homenagens e o encerramento do evento serão conduzidos por Giuseppe Janino e José Melo a partir das 17h40.

CM/JB, DM

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido