TSE é finalista do 17º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça em duas categorias

Programa Conexão Eleitoral e o Assistente Virtual do Tribunal concorrem à premiação. Vencedores serão conhecidos no dia 31 de maio, em São Paulo

Programa Conexão Eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está entre os finalistas da 17ª edição do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, nas categorias Programa de TV, com o programa Conexão Eleitoral, e Mídia Digital, com o Assistente Virtual (chatbot) do Tribunal. A entrega da premiação aos vencedores será no dia 31 de maio, em São Paulo (SP), durante o encerramento do XV Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom 2019).

Editado em formato de revista eletrônica, o Conexão Eleitoral é voltado para a prestação de serviços e traz as principais decisões e ações do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), em linguagem simples, clara e dinâmica, para facilitar a compreensão do conteúdo jurídico por parte dos cidadãos.

O programa também esclarece dúvidas dos eleitores, contando com o auxílio de ministros, ex-ministros, advogados e especialistas em Direito Eleitoral para complementar as matérias produzidas pela equipe de reportagem.

Lançado em junho de 2018, o programa Conexão Eleitoral é transmitido pela TV Justiça, NBR, TV Cultura e outras dezenas de emissoras de televisão parceiras do TSE. O programa também pode ser acessado na página do TSE no YouTube.

Chatbot

O Assistente Virtual do TSE é um serviço do tipo chatbot – robô que conversa com o usuário em linguagem natural, tendo como objetivo levar informação e serviços para o cidadão brasileiro. Desde que foi implantado em suas diferentes plataformas, o serviço já atendeu cerca de 70 mil usuários únicos, em 300 mil atendimentos que resultaram na troca de mais de 501 mil mensagens.

Não é de hoje que o TSE vem investindo no uso de ferramentas digitais para melhorar a prestação dos seus serviços. A adoção de um serviço de conversação em tom informal e direto, aplicando a inteligência artificial, é mais um passo no caminho da inovação.

Outras edições

O TSE já foi vencedor do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça três vezes: em 2009, na categoria Campanha de Comunicação, pela campanha “Vota Brasil 2008”; e em 2010 e 2013, na categoria Programa de TV Nacional, pelo programa Brasil Eleitor.

O Tribunal ainda foi finalista em diversas categorias do Prêmio: Mídia Digital (2017); Mídia Radiofônica, Inovação e Relacionamento com a Mídia (2015); Campanha de Comunicação Publicitária (2013); Campanha de Comunicação Publicitária, Programa de TV e Vídeo Institucional (2012).

O prêmio é uma iniciativa do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), organização não governamental sem fins lucrativos, voltada à promoção de debates e ações para aproximar as instituições públicas do cidadão.

A premiação visa a contribuir para o aperfeiçoamento dos serviços das assessorias de comunicação, a partir do destaque de experiências bem-sucedidas na área, reconhecendo e valorizando as práticas destinadas ao desenvolvimento da cidadania, à democratização das informações institucionais e à inclusão social, além de difundir pesquisas científicas e trabalhos acadêmicos com foco na comunicação pública.

O Conbrascom é direcionado aos assessores de Comunicação do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensorias, Tribunais de Contas, Ordem dos Advogados e instituições afins, além de ministros, juízes, procuradores e promotores de Justiça, bem como jornalistas e estudantes universitários.

Conheça os finalistas da 17ª edição do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça.

MC/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido