Assista ao segundo vídeo do programa Minuto da Checagem

Criada pela Assessoria de Comunicação do TSE, série busca conscientizar sobre os perigos da desinformação

Criada pela Assessoria de Comunicação do TSE, série busca conscientizar sobre os perigos da desi...

Está no ar o segundo vídeo da série Minuto da Checagem, que tem o objetivo de conscientizar os cidadãos sobre a importância de não compartilhar qualquer conteúdo sem verificar a fonte e a veracidade da informação.

Nesta edição, o vídeo fala sobre como os criadores de informações falsas utilizam manchetes apelativas que chamam a atenção e levam as pessoas a repassarem o conteúdo antes de checar.

O mote dos vídeos é: “Na dúvida, não compartilhe. Não faça parte da corrente da desinformação. Você é responsável pelo que compartilha”.

O programa é produzido pelo Núcleo de Rádio e TV do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tem a duração aproximada de um minuto, e é veiculado uma vez por mês no canal da Corte Eleitoral no YouTube.

A produção também vai ao ar no intervalo da programação da TV Justiça e das demais 500 emissoras parceiras que retransmitem a programação audiovisual da Assessoria de Comunicação do TSE.

De acordo com a assessora-chefe de Comunicação do TSE, Ana Cristina Rosa, “os vídeos curtos, com informação clara e direta, facilitam a compreensão sobre a responsabilidade de cada um contra a disseminação de informações falsas”.

Segundo ela, a série de vídeos é mais uma ação do TSE no combate à desinformação, que conta também com a página “Fato ou Boato?”, que passou a reunir, em um só espaço, todos os conteúdos produzidos para rebater as informações falsas sobre a Justiça Eleitoral e as eleições.

Programa de Enfrentamento à Desinformação

O TSE também instituiu este ano o Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020. O objetivo é combater os efeitos negativos provocados pela desinformação no processo eleitoral brasileiro. Atualmente, a iniciativa conta com 40 instituições parceiras, como partidos políticos e entidades públicas e privadas que atuam em defesa da segurança na internet.

Entre as instituições parceiras, estão também as quatro das maiores plataformas de mídias sociais e de serviço de mensagens: Google, Facebook, Twitter e WhatsApp.

CM/JB

Leia mais:

04.10.2019 - TSE lança programa Minuto da Checagem

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido