Cerimônia de encerramento do TPS 2019 está marcada para esta sexta-feira (29)

A solenidade, agendada para 17h, contará com a presença da presidente do TSE, ministra Rosa Weber

Teste Público de Segurança (TPS) 2019

Ao final da tarde desta sexta-feira (29), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, fará o encerramento oficial do Teste Público de Segurança (TPS) de 2019 do Sistema Eletrônico de Votação. A cerimônia, que será no Auditório III do edifício-sede do TSE, também contará com a presença dos membros das Comissões Avaliadora e Reguladora do TPS.

O evento é aberto ao público e à imprensa, sem necessidade de inscrição ou credenciamento prévio. Na ocasião, serão apresentados os relatórios preliminares dos planos que foram executados durante a toda a semana pelos investigadores.

Haverá também a entrega de certificados aos participantes, que auxiliam a Justiça Eleitoral no aprimoramento dos sistemas utilizados na urna eletrônica.

Esta é a quinta edição do TPS, realizado desde 2009 pela Justiça Eleitoral, com o objetivo de identificar vulnerabilidades relacionadas à violação da integridade ou do anonimato dos votos de uma eleição. O teste fortalece a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, além de propiciar melhorias constantes no processo eleitoral.

Primeiro em todo o mundo a fazer esse tipo de teste, o TSE abre os sistemas eleitorais para que investigadores tentem quebrar as barreiras de segurança do processo de votação. Ao abrir os sistemas para inspeção dos códigos-fonte e para testes diversos, a Justiça Eleitoral busca o aprimoramento dos mecanismos de segurança do software e do hardware, contando com a visão e com a experiência de outros órgãos públicos, de estudiosos e dos cidadãos em geral.

CM/JB, DM

Leia mais:

28.11.2019 - TPS 2019: investigadores são convidados a acompanhar a leitura dos códigos-fonte da urna eletrônica em 2020

27.11.2019 - TPS 2019 chega ao terceiro dia com avanços nos planos de ataque dos investigadores

26.11.2019 - TPS 2019: grupos intensificam tentativas de ataques ao sistema eletrônico de votação

25.11.2019 - Começa o Teste Público de Segurança (TPS) 2019 do Sistema Eletrônico de Votação

Últimas notícias postadas

Recentes