TSE divulga lista de inscritos com planos de teste aprovados para o TPS 2019

Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação ocorrerá de 25 a 29 de novembro. Confira os próximos passos da programação

Pré-inscrições para os Testes Públicos de Segurança 2019 estão abertas

Já está disponível na página do Teste Público de Segurança (TPS) 2019 do Sistema Eletrônico de Votação a lista com os inscritos aprovados para participar do evento, que acontecerá de 25 a 29 de novembro na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Dos 10 investigadores individuais aprovados na fase de pré-inscrição, três tiveram seus planos de teste aceitos pela Comissão Reguladora do TPS. No caso dos grupos, dos sete pré-aprovados, cinco passaram para a próxima etapa. Ao todo, serão executados 13 planos de teste pelos oito aprovados, já que estes puderam inscrever mais de um plano. Confira a lista dos aprovados na página do TPS 2019.

De acordo com o cronograma do Teste Público, a partir desta quinta-feira (31), os pré-inscritos que não tiveram seus planos de teste aprovados terão prazo até o dia 3 de novembro para apresentar recurso. O resultado dos recursos será publicado no dia 5 de novembro na página do evento.

O Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação foi criado com a finalidade de fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, além de propiciar melhorias no processo eleitoral. O TPS contempla ações controladas com o objetivo de identificar vulnerabilidades e falhas relacionadas à violação da integridade ou do anonimato dos votos de uma eleição.

Durante o TPS, os investigadores selecionados têm acesso aos componentes internos e externos do sistema eletrônico de votação – como aqueles usados para a geração de mídias –, lacrados em cerimônia pública, incluindo o hardware da urna e seus softwares embarcados.

Os planos de teste elaborados pelos investigadores ou grupo de investigadores inscritos no TPS detalham as ações que serão executadas, com o objetivo de identificar possíveis falhas ou vulnerabilidades contidas no sistema eletrônico de votação. Os planos devem estar relacionados à violação da integridade ou do sigilo dos votos de uma eleição.

A íntegra da programação do TPS 2019 pode ser conferida na página do evento, no Portal do TSE.

EM/JB

Leia mais:

21.10.2019 - Você sabe o que é o Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação?

03.10.2019 - TPS 2019: TSE publica lista dos aprovados na fase de pré-inscrição para investigar a urna eletrônica

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido