Enfrentamento à Desinformação: notícias falsas podem influenciar as escolhas dos eleitores

Último vídeo da série sobre enfrentamento da desinformação analisa até que ponto o fenômeno afeta o processo eleitoral

Fake News – o impacto nas eleições no mundo

Véspera de eleição é um período crítico para a disseminação de notícias falsas. O quinto e último vídeo da série Enfrentamento à Desinformação mostra até que ponto isso pode influenciar nas escolhas do cidadão.

Para o presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Daniel Bramatti, a desinformação afeta a capacidade das pessoas de fazer um voto consciente embasado na realidade. “A decisão de voto feito com base em informações fraudulentas é uma decisão que pode levar a um resultado prejudicial”, afirma.

Gilberto Scofield Jr., diretor de Estratégia e Negócios da Agência Lupa, ressalta que a desinformação compromete a lisura do processo eleitoral. Já para o professor de Marketing Político Marcelo Vitorino, trata-se de um problema universal, que afeta todas as democracias do mundo.

A coordenadora do Projeto Credibilidade e ex-presidente do Projeto Projor, Angela Pimenta, compara o fenômeno da desinformação ao aquecimento global. “Estamos diante de dois fenômenos de ordem global e bastante impactantes. Precisamos ter uma reação democrática, ágil e ponderada para os dois fenômenos”, enfatiza.

Série de vídeos

Produzida pelo Núcleo de TV da Assessoria de Comunicação (Ascom) do TSE, a série de cinco vídeos acerca do enfrentamento da desinformação traz depoimentos de especialistas nacionais e internacionais que participaram do Seminário Internacional Fake News e Eleições, realizado em maio deste ano pela Corte Eleitoral com o apoio da União Europeia.

Confira, no canal do TSE no YouTube, a série de vídeos completa.

MC/LC, DM

 

 

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido