Ministro Carlos Velloso Filho participa de sua primeira sessão no TSE

Em nome da Corte Eleitoral, presidente do Tribunal deu as boas-vindas ao magistrado

Ministro Carlos Velloso Filho

O ministro Carlos Mário Velloso Filho participou, na manhã desta quinta-feira (26), de sua primeira sessão como integrante do Colegiado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele tomou posse em 1º de agosto no cargo de ministro substituto da classe dos juristas, na vaga antes ocupada pelo ministro Sérgio Banhos, que se tornou ministro efetivo em abril deste ano.

A presidente do TSE, ministra Rosa Weber, deu-lhe as boas-vindas em nome da Corte. Os demais ministros também se manifestaram posteriormente, saudando o novo integrante do Tribunal.

O ministro Velloso Filho falou de sua emoção em exercer pela primeira vez a jurisdição, após mais de três décadas atuando na advocacia. Ele destacou o sentimento de extrema felicidade e orgulho também por ser neto e filho de juiz.

Carlos Mário Velloso Filho é formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Já atuou como conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de 1995 a1998, e como vice-presidente da OAB-DF, de 2001 a 2003. Integra o Conselho Superior do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e o Conselho Curador do Instituto Victor Nunes Leal (IVNL). Também é autor de diversas publicações e é palestrante regular acerca de temas relacionados à prática do Direito perante tribunais superiores brasileiros.

Composição

O Tribunal Superior Eleitoral é composto por, no mínimo, sete ministros titulares: três provenientes do Supremo Tribunal Federal (STF), dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois da classe dos advogados. Cada um destes últimos é nomeado pelo presidente da República a partir de lista tríplice elaborada e encaminhada pelo STF.

CM/RC, LC/DM

Leia mais:

01.08.2019 - Carlos Velloso Filho toma posse como ministro substituto do TSE

05.07.2019 - Advogado Carlos Velloso Filho é nomeado ministro substituto do TSE

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido